Destaque, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Festival da Francesinha na Póvoa de Lanhoso com “balanço extremamente positivo”

Festival da Francesinha 2016

O Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, faz um “balanço extremamente positivo” da forma como decorreu o 1º Festival da Francesinha, de 29 a 31 de julho, na Vila Povoense. Este responsável destaca “a participação de muito público quer no que se refere à animação musical quer no que se refere à gastronomia”.

Este 1º Festival da Francesinha resulta de uma aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que introduziu esta novidade no programa de animação desta época do ano. “É uma iniciativa que pretendemos manter e que queremos que faça parte da programação do Verão Com(N)Vida de 2017, com uma dimensão maior e ainda mais qualidade”, promete o mesmo responsável.

Durante o fim-de-semana de 29 a 31 de julho, a francesinha, especialidade tipicamente nortenha, foi servida a mais de um milhar de pessoas.

Foram quatro os estabelecimentos do concelho, que participaram numa iniciativa que superou largamente as expetativas. “Agradeço à Taberna do Xavier, ao restaurante Lapa, ao Moinhos Café e ao Cyber Café pela excelente colaboração e desempenho no festival”, destaca o Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

Para além da componente gastronómica, o programa deste Festival englobou ainda vários momentos de animação, com jovens Povoenses de grande talento, o conhecido humorista Fernando Rocha, música popular portuguesa, com Zecadegas e a tuna estudantina de Braga. Houve ainda períodos assegurados por vários DJ’s.

O recinto, no Pontido, foi assim o centro de atenções dos Povoenses e visitantes no decorrer do festival.

Com esta iniciativa, o Município continua na senda da valorização da promoção enogastronómica dos recursos do concelho, desta feita, numa especialidade que, não sendo ancestral, é hoje icónica na identidade coletiva do norte de Portugal e que encontra, na Póvoa de Lanhoso, verdadeiros chefs na sua preparação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *