Celorico de Basto, Sociedade

Celorico de Basto recebeu em euforia o presidente da Republica Portuguesa

_DSC3015

“O filho da terra” regressou a Celorico de Basto, pela 1ª vez, depois de empossado Presidente da República Portuguesa. Celorico de Basto recebeu Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 24 de julho, que veio assistir ao Cortejo Etnográfico, atividade maior das Festas do Concelho.

“Amigos Celoricenses, Celorico é uma grande terra, com uma grande gente, depois de eleito e empossado Presidente da República Portuguesa, recordei as muitas vezes que aqui estive. Recordei os antigos Paços do Concelho, a Biblioteca Municipal, os Bombeiros Voluntários Celoricenses de quem sou associado, recordei aquilo que pude ver e ouvir nas várias freguesias que vão desfilar” disse o Presidente da República Portuguesa, como forma de saudação ao povo Celoricense.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou os emigrantes “que são tão celoricenses como os que vivem cá, Celorico é grande e tem uma grande gente”. Saudou ainda os Portugueses “porque Portugal é a nossa pátria, nós somos os melhores do mundo, não apenas no desporto, mas na ciência, na educação, na literatura, nas empresas… quem percorre o mundo encontra sempre um português excecional” reforçou. O presidente da República Portuguesa terminou o seu discurso com palavras de conforto e força para ultrapassar as dificuldades. “Há momentos difíceis mas nós somos como os nossos antepassados, somos fortes, resilientes, nós temos a mesma fibra, e vamos conseguir ultrapassar as dificuldades. O que vos peço é que não desanimem, não desistam, continuem a fazer como os nossos antepassados e conseguiremos ultrapassar as dificuldades se colocarmos aquilo que nos divide aquilo que nos une” destacou.

A centenas de pessoas presentes na Praça Albino Alves Pereira, aplaudiram efusivamente as palavras do Presidente da República, “temos um Presidente da República de Portugal que é um grande Celoricense” disse o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Um homem que nunca esquece a terra, que faz o melhor por Portugal, de lés-a-lés. Que tem feito um trabalho extraordinário à frente da chefia de Portugal. No dia das Festas do Concelho nada melhor que termos aqui o Sr. Presidente da República. Nós contamos muito consigo para evoluir e contará sempre com o nosso afeto e amizade” realçou o autarca.

O Presidente ada República Portuguesa chegou a Celorico de Basto pelas 13h20, tendo almoçado no recém inaugurado Celorico Palace Hotel and Spa. De seguida visitou a Biblioteca Municipal da qual é patrono onde assinou o livro de honra e descerrou uma placa.
Num dia de intenso calor, Marcelo Rebelo de Sousa não se inibiu e fez o percurso a pé da Biblioteca até à Praça Albino Alves Pereira onde fez o discurso protocolar e assistiu ao Cortejo Etnográfico, uma referência dos usos e costumes locais e um dos pontos altos das tradicionais Festas do Concelho em honra de S. Tiago.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *