Celorico de Basto, Sociedade, Turismo

Celorico de Basto recebeu as Festas do Concelho em Honra de S. Tiago

_DSC3012

Foi um fim-de-semana cheio de usos, costumes e tradições complementado com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Celorico de Basto recebeu de 22 a 25 de julho, as Grandiosas Festas do Concelho em honra de S. Tiago. Uma festa que atrai, sempre, milhares de pessoas à sede do concelho para assistir às muitas manifestações culturais apresentadas. O grande destaque foi o Cortejo etnográfico que contou com um convidado especial, o Presidente da República Portuguesa.

“As nossas festas são sempre uma manifestação de cultura, usos e costumes, que muito presamos e valorizamos” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “O nosso cortejo etnográfico mostrou-nos que cada freguesia tem as suas tradições, baseado nos conhecimentos dos seus antepassados, nas características dos solos, do clima. Mostrou-nos, uma vez mais, que somos um concelho de costumes, de alegria e boa disposição”.
Joaquim Mota e Silva ressalvou a presença de um convidado muito especial. “Termos o Sr. Presidente da República Portuguesa connosco neste dia foi uma grande honra, um motivo de muita felicidade bem patente no rosto de todos os celoricenses que o cumprimentaram de forma tão calorosa e efusiva. As nossas Festas do Concelho ganharam um brilho muito especial, com a presença de tão ilustre Português e Celoricense”.

O cortejo etnográfico decorreu no dia 24 de julho, e contou com a participação de juntas de Freguesia do Concelho que apresentaram vários temas nomeadamente “os ofícios”, “a alegria no trabalho”, as “Cesteiras e Sardinheiras”, o “Pão”, o “Milho”, as “Romarias”, o “Mel”, o “Vinho”, o “Azeite” e os “80 anos da Ponte de Matamá”. O Cortejo Etnográfico contou ainda com a participação da Banda de Música de Sta. Tecla, os cavalos da Escola Profissional de Fermil de Basto, Charretes, Tamegaitas, os grupos de Bombos locais nomeadamente os Bombos de Sta. Eufémia, os amigos da União de Basto, Caetanos de Gagos, Zés Pereiras de Carvalho, os Bombos Viva Moreira, Os Zés Pereiras de S. Romão do Corgo, os Castelo em Movimento, os Tugas de Carvalho, e os Bombos de S. Bartolomeu do Rego. O mesmo encerrou com as Vizinhas – Cooperativa Cultural e Festiva.

As Festas do Concelho iniciaram no dia 22 de julho com a atuação dos Diapasão, no dia 23 foi destaque o concerto musical da Banda de Música de Sta. Tecla, dos Santamaria, do Mickael Carreira. Concertos que juntaram milhares de pessoas pela vila de Celorico de Basto. O dia 23 contou ainda com uma majestosa sessão fogo-de-artifício e encerrou com a atividade “S. Tiago Toda a noite” com dj´s e muita animação.

No dia 24 foi enfoque o Cortejo etnográfico abrilhantado pela presença do Presidente da República. Neste dia decorreu ainda a corrida S. Tiago, que iniciou em Mondim e terminou em Celorico, as arruadas de Bombos e o Festival de Folclore com a atuação do Centro Cultural e Folclórico da Gandarela, o rancho Folclórico Infantil e Juvenil de S. Bartolomeu do Rego, o Grupo de Danças e Cantares do Divino Salvador de Ribas, o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo e o Rancho Folclórico Recreativo e Cultural de Sta. Maria de Canedo.

No dia de S. Tiago, Feriado Municipal, decorreu a tradicional missa em honra de S. Tiago, uma Mega Aula de Zumba, e o musical da Cooperartes “ Os sonhos de José”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *