Destaque, Sociedade

Melgaço celebra o verão

Apresentação animação de verão 2016 (41)

A autarquia de Melgaço está a promover várias iniciativas para animar os meses mais quentes do ano, com destaque para o Festival Internacional de Documentário Filmes do Homem e para o evento Melgaço em Festa. O programa trimestral que já se iniciou contempla atividades para todos os gostos e idades, desde dança, teatro, palestras, folclore até ao artesanato entre outras artes e desporto, num investimento que roda os 150 mil euros. Em conferência de imprensa realizada ontem, dia 21 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, realçou a forte aposta do município na cultura, nomeadamente no Festival de Cinema que na sua III edição está, segundo o autarca, consolidado e encontrou o seu público.

“Quando em 2014 decidimos avançar com a primeira edição, arriscámos e apostámos num evento que poderemos classificar de “irreverente”, na medida em que rompe com o tradicional, o comum das festividades que habitualmente se organizam nesta época do ano. Ousámos pensar um formato assente em duas realidades incontornáveis: Melgaço tem um Museu de Cinema Jean Loup Passek com um espólio incomensurável e a sua história está marcada pela emigração e pelo contrabando.

Em parceria com a associação AO NORTE, criámos um evento afirmativo da identidade da região. Um produto cultural modelado pelo nosso ADN, inovador no Alto Minho e em toda a região Norte. Em Melgaço, anualmente celebra-se a sétima arte, em harmonia com a vivência quotidiana de um concelho onde o cinema tem um lugar de destaque.  Era mais fácil optar por produtos imediatistas e populistas, mas a nossa opção foi a da criação de um evento diferenciador que tivesse a ver com a nossa realidade e que deixasse um legado para o município. Todos os anos, o Festival produz conteúdos que ficam no nosso Museu de Cinema e enriquecem o município”, afirmou Manoel Batista.

O Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço é um evento de destaque na área do cinema. De 02 a 07 de agosto vão ser exibidos os 27 filmes a concurso, oriundos de 18 países, na Casa da Cultura, nas freguesias circundantes e em Arbo e Padrenda, na Galiza. Concorreram mais de 300 filmes, mas apenas foram selecionadas 13 longas-metragens e 14 médias e curtas-metragens. A edição de 2016 aborda os temas identidade, memória e fronteira e pretende ser um ‘tributo’ a Jean Loup Passek por permitir que, através da doação de património, o festival fosse uma realidade. No âmbito do Filmes do Homem realiza-se ainda a residência cinematográfica e fotográfica Plano Frontal, de 29 de julho a 07 de agosto, e o curso de verão Fora de Campo, de 03 a 07 de agosto. O festival internacional é organizado pela autarquia melgacense em parceria com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual.

De 05 a 14 de agosto é a vez do Melgaço em Festa animar as ruas da vila. A iniciativa promove a cultura através de inúmeras atividades, entre livros, cinema, folclore, música, artesanato, exposições, animação, teatro, dança, tradições, gastronomia e vinhos. A festa inicia com o Dia do Brandeiro e com o Festival Internacional de Folclore, que inclui a participação da Bolívia, da Chechénia, da Colômbia e das Filipinas. Durante o evento vai ser apresentada a transcrição do “Cartulário do Mosteiro de Fiães” e reeditado o Boletim Cultural, obras de grande interesse para a construção da história de Melgaço. O Festival das Tapas e do Alvarinho e o Bife de Presunto à la Carte prometem deliciar os visitantes. A iniciativa termina com o concerto de Luís Represas e com um espetáculo pirotécnico e musical.

Para comemorar o Dia Mundial dos Avós, a autarquia planeou um convívio inter-geracional a realizar no dia 26 de julho, a partir das 10h00, nas Termas do Peso. A atividade destina-se a avós e netos de todo o concelho e conta com animação musical, desportiva e jogos tradicionais. O objetivo é promover o bem-estar social e a partilha de experiências de vida. O evento é promovido pela Câmara Municipal, com o apoio das juntas de freguesia, das instituições particulares de solidariedade social do concelho e da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M..

Para os adeptos de desporto, estão previstas três horas de pura diversão. No dia 27 de julho irá haver uma aula de Step na Praça da República, no dia 03 de agosto está prevista uma sessão de Aeróbica na Alameda Inês Negra e no dia 17 de agosto o Jump vai ser o protagonista do Parque urbano do Rio do Porto. As aulas decorrem entre as 19h30 e as 20h30 e a participação é gratuita. A iniciativa é da responsabilidade da autarquia e da Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer, E.M..

Os amantes de livros vão poder apreciar vários estilos literários durante a época mais quente do ano. No dia 31 de julho, às 17h00, vai ser apresentado o livro “As Histórias do Matias”, na Casa da Cultura. Durante o mês de agosto será possível visitar as Bibliotecas de Verão, através da Bibliopiscina – Mergulhos na leitura, nas piscinas do Centro de Estágios, e da Biblioteca de Jardim – Jardim de letras, na Alameda Inês Negra.

Os espetáculos Dança na Praça, no dia 19 de agosto na Praça da República, e Dança e Património, no dia 24 de setembro, vão animar os apreciadores da arte. Também vai haver Música na Praça, no dia 26 de agosto na Praça da República, e Música na Fonte, no dia 17 setembro nas Termas do Peso, para os amantes da área.

Ainda sobre a arte cinematográfica, a 3ª edição do Doc. Com – Cinema Documental e Comunitário decorre de 09 a 14 de setembro. Trata-se de um espaço de discussão de projetos comunitários e/ou em rede espalhados pelo país, organizado pelas Comédias do Minho.

A qualidade ambiental da água também preocupa a autarquia. Por isso, irá realizar-se o Seminário Raia Termal – Um destino em dois países, no dia 16 de setembro, às 09h00, nas Termas do Peso. O projeto está integrado no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.

Para finalizar o programa, no dia 23 de setembro, às 09h00, irá decorrer a Palestra de… Júlio Machado Vaz, na Casa da Cultura.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *