Desporto, Destaque

Poveiros sagram-se campeões nacionais de Atletismo

unnamed

Os poveiros António Vital e Silva, Bruno Costa e Fernando Serrão sagraram-se campeões nacionais de Atletismo este fim-de-semana, 16 e 17 de julho, em Setúbal.

No Campeonato Nacional da I Divisão, os três atletas obtiveram brilhantes resultados individuais e pontuação máxima de 8 pontos para os seus clubes, nas modalidades de Lançamento do Martelo, Salto em Comprimento e 3.000m Obstáculos.

António Vital e Silva, em representação do SL Benfica, ultrapassou a barreira dos 70m, lançando o martelo a 70.06m, um novo recorde pessoal que selou o seu triunfo. Bruno Costa, também dos encarnados, venceu o concurso do Salto em Comprimento, com um salto de 7.27m, revalidando assim o seu título, conquistado em 2015. Fernando Serrão, atleta do Sporting CP, venceu nos 3.000m Obstáculos com o tempo de 9.03,35 minutos. Os atletas poveiros demonstraram grande espírito de equipa e ajudaram os seus clubes a conquistar o título de campeão (SL Benfica) e vice-campeão nacional (Sporting CP) por equipas.

Nos mesmos campeonatos, mas referente à III Divisão Nacional, o Atlético da Póvoa atingiu um brilhante 3º lugar. A comitiva do clube poveiro, que contou com 13 atletas participantes em 21 provas, apurou-se para a final disputada por 8 clubes. Chegada à grande decisão, atingiu a marca de 106 pontos, que permitiu a subida ao pódio, apenas atrás do vencedor Juventude Ilha Verde (122 pontos) e do segundo classificado, Atlético Clube de Vermoil (118,5 pontos).

A atribuição dos pontos foi dada pela ordem inversa da classificação dos atletas, somando o 1º classificado 8 pontos, o 2º classificado 7 pontos e assim sucessivamente. Destacaram-se Avelino Eusébio, vencedor das provas de 5.000m e 3.000m, Pedro Silva, campeão de 1.500m e 800m e João Pedro Ferreira, com novo recorde pessoal de 9.45,54 minutos, que venceu nos 3.000m Obstáculos.

Todos os 13 atletas presentes em prova ajudaram a este marco histórico do Atlético da Póvoa, com os seguintes resultados:

Avelino Eusébio – 16 pontos, vencedor de 5.000m e 3.000m.

Pedro Silva – 16 pontos, vencedor de 1.500m e 800m.

João Pedro Ferreira – 8 pontos, vencedor dos 3.000m Obstáculos com novo recorde pessoal de 9.45,54m.

André Gomes – 7 pontos, 2º lugar nos 400m Barreiras, com novo recorde pessoal de 58,35s.

Gilberto Carvalho – 8 pontos, 3º lugar no Salto com Vara, com novo recorde pessoal de 3,82m e 7º lugar no Lançamento do Dardo.

António Magalhães – 5 pontos, 6º lugar nos 400m e 7º lugar nos 200m, com novos recordes pessoais de 52,84s e 24,24s, respetivamente.

Francisco Évora – 6 pontos, 3º lugar nos 110m Barreiras.

Rafael Costa – 5 pontos, 4º lugar no Lançamento do Disco.

Pedro Faria – 5 pontos, 4º lugar no Lançamento do Martelo.

Paulo Marques – 5 pontos, 4º lugar no Triplo Salto e 7º lugar no Salto em Comprimento.

Philippe Pereira – 4 pontos, 6º lugar no Lançamento do Peso e no Salto em Altura.

Bruno Machado – 2 pontos, 7º lugar nos 100m.

José Monteiro – 2 pontos, 7º lugar nos 5.000m Marcha.

Destaque ainda para as estafetas. Em 4x400m, a equipa poveira, composta por Francisco Évora, André Gomes, Pedro Silva e António Magalhães, terminou em 2º lugar com um novo recorde do clube, de 3.33,67 minutos. A estafeta de 4x100m, constituída por Paulo Marques, André Gomes, Francisco Évora e Bruno Machado, terminou em 6º lugar.

Esta foi a prenda ideal para o Atlético da Póvoa, que completa o seu 4º aniversário este mês e que festejará com pompa e circunstância a ocasião a 30 de julho, junto à Lota da Póvoa de Varzim, na já habitual “Sunset Mile” do clube.

O fim-de-semana foi também de sucesso para a Natação poveira. Nos campeonatos nacionais de infantis de piscina longa, realizados em Vila Nova de Famalicão entre 15 e 17 de julho, Ana Rita Oliveira, do Clube Naval Povoense, sagrou-se vice-campeã nacional de infantis B. A jovem nadadora tornou-se a segunda melhor a nível nacional no seu escalão, depois de conseguir o título nacional em 100m costas e três segundos lugares, nas distâncias de 400m livres, 200m bruços e 200m estilos.

Para esta página marcante desta jovem equipa, uma das primeiras gerações a serem formadas pelo Clube Naval Povoense, contribuíram também os resultados de Sérgio Araújo, 6º lugar nos 100m costas, e Marta Rodrigues, 8º lugar nos 200m bruços, que com estas marcas se colocaram no top10 nacional. Catarina Cardoso e Pedro Morim alcançaram dois novos máximos pessoais e João Fernandes e Tiago Fonseca conseguiram honrosas prestações nas estafetas de 4x100m livres e estilos.

No Karaté, o Centro Português da modalidade organizou este fim-de-semana mais um estágio internacional, no Pavilhão Multiusos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, que contou com a participação da União Poveira de Karaté (UPK) e do Centro de Karaté Aguçadourense (CKA).

Cátia Teixeira, João Ribeiro e Rita Ribeiro, atletas da UPK e Aires Dias, Ana Gomes, Guilherme Lopes, Ina Certan, Pedro Vieira e Vitalie Certan, do CKA, foram homenageados pelo êxito desportivo conseguido ao longo da época. O CKA foi ainda alvo de homenagem como clube. De referir que Vitalie Certan esteve presente no estágio da Seleção, que decorreu na Maia, com vista ao Campeonato do Mundo de Karaté 2016, a realizar-se em Linz (Áustria), de 25 a 30 de outubro.

A União Poveira de Karaté (UPK) apresentou-se neste estágio internacional com uma comitiva candidata à mudança de cinto, tendo todos apresentado resultados de excelência no terreno, tanto em termos de esforço físico como psicológicos. Para Cinto Negro 1ºDAN, João Ribeiro e Pedro Gaspar fizeram um excelente exame e foram brindados com cinto negro. Para 1º Kyu, Fernando Paulo brilhou com toda a sua dedicação, enquanto para 2º Kyu, Eduardo Cruz se mostrou muito empenhado. Francisca Leonor, Pedro Oura, Maria Dias, Ana Castanho, Alexandra Castanho, Inês Nogueira e Nuno Vieira fizeram um grande exame e obtiveram os merecidos cintos castanhos.

O Clube Desportivo da Póvoa obteve resultados de eleição na Prova do Triângulo em Atletismo, competição, que se disputou domingo, 17 de julho, em Vila Nova Anha, Viana do Castelo. Fátima Silva, na categoria de veteranos, venceu a prova de 12 km, com o tempo de 51.10m, enquanto Bruno Goes terminou em 8º lugar na prova de seniores de 12 km, com a marca de 47.19m.

Na secção de Futevólei, a dupla de campeões nacionais do CD Póvoa, Nélson Pereira e Miguel Pinheiro, vai estar presente no prestigiado Scontru Internaziunale di Footvolley, a ter lugar em Piana (Córsega), Itália, entre os dias 30 e 31 de julho.

Em relação ao Hóquei em Patins, o CD Póvoa já conhece os adversários APP 2016/17:

No escalão de sub-20:

– CD Póvoa – AD Valongo – Lavra – Riba d´Ave – HC Mealhada – AD Penafiel;

No escalão de sub-17:

– CD Póvoa – Infante de Sagres – CH Carvalhos – AA Espinho

No escalão de sub-15:

– CD Póvoa – ACD Gulpilhares – HC Paço Rei – CH Carvalhos – Juventude Pacense

No escalão de sub-13:

– CD Póvoa – FC Porto – ACD Gulpilhares – APD Galegos – Vila Boa do Bispo – HC Paço de Rei

No Voleibol também há novidades, com a confirmação da realização do Torneio de 24 Horas no próximo fim-de-semana, 23 e 24 de julho. O CD Póvoa volta assim a organizar uma competição de duplas masculinas, femininas e mistas, que tem sido um sucesso de verão. As inscrições terminam hoje e podem ser feitas contactando a secção de voleibol do clube, através do mail cdpovoavoleibol@gmail.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *