Póvoa de Lanhoso, Saúde, Sociedade

Projeto Geração Lanhoso promoveu alimentação saudável durante passeio de barco

Geracao Lanhoso proporcionou passeio de barco e promoveu alimentacao saudavel 2

Um grupo de 23 crianças/jovens oriundas do concelho da Póvoa de Lanhoso e do seu concelho vizinho, Vieira do Minho, participou num empolgante passeio no “Barco Brancelhe” na Barragem da Caniçada, no passado dia 13 de julho.

Esta foi a segunda atividade desenvolvida no âmbito da Ação 11 do Projeto Geração Lanhoso (que apresenta o seu foco em estratégias direcionadas para crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis e de integração social, numa perspetiva holística e de desenvolvimento comunitário e que se encontra integrada no Eixo 2 – Intervenção Familiar e Parental, preventiva da pobreza infantil), tendo decorrido em parceria com o Projeto Jovens ao Leme EG6, inserido no Programa Escolhas, implementado no concelho de Vieira do Minho.

Durante este passeio, as crianças/jovens tiveram a oportunidade de participar numa sessão de showcooking proporcionado pelo Projeto Geração Lanhoso, baseado numa abordagem de alimentação saudável. Assim, participaram na confeção de uma salada de fruta, com fruta da época, e de sandes, apenas utilizando alimentos saudáveis.

Verificou-se uma participação motivada e com olhar atento às instruções e dicas da dinamizadora, tendo sido possível transmitir a mensagem de que podem cozinhar alimentos em casa de uma forma saudável e divertida e de que devem preferir um estilo de vida mais saudável.

De salientar ainda a satisfação das crianças/jovens ao vivenciar uma experiência que, para a sua maioria, foi uma novidade. Foi ainda possível estabelecer uma elevada cumplicidade relacional e inter-relacional entre as crianças dos dois projetos nesta atividade, Projeto Geração Lanhoso e Projeto Jovens ao Leme, entre risos, sorrisos, partilha e muita brincadeira.

De lembrar que o Projeto Geração Lanhoso tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como parceiro local e a Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave como entidade promotora e coordenadora, sendo financiado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 3G).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *