Póvoa de Varzim, Sociedade

Póvoa de Varzim, uma praia para todos

Póvoa de Varzim, uma praia para todos

Desde o início do mês de julho, está a decorrer na Praia Verde (junto às Piscinas Municipais) o projeto IN Póvoa – Cidade para todos, inserido no “Projeto Unidos Vencemos Barreiras” do Instituto Maria Paz Varzim em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Esta iniciativa tem permitido que munícipes e turistas com limitações de mobilidade possam usufruir do mar e da praia de forma mais plena, através de cadeiras anfíbias e da colaboração de voluntários.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, constatou, in loco, o sucesso da iniciativa. O Sr. António Costa, com 81 anos, de Guimarães, sofre da doença de Parkinson há vários anos e desejava poder ir ao mar. Tal só foi possível graças ao IN Póvoa. Foi com imensa satisfação que os seus familiares relataram este caso ao Presidente da autarquia agradecendo o apoio ao projeto.

Também os utentes do MAPADI têm usufruído bastante desta ação que lhes tem facilitado a ida a banhos de mar.

Este é um projeto único no Norte do país e que pretende não só melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades especiais como dos seus familiares, proporcionando-lhes algumas horas de descanso. Ou seja, entre as 9h30 e as 11h30 e as 15h30 e as 18h30, os voluntários estão disponíveis para fazer companhia aos veraneantes com mobilidade reduzida e colaborar com os nadadores-salvadores na tarefa de os levar aos banhos de mar.

Olindina Novo, coordenadora do projeto, revelou que “até à data, IN Póvoa conta com a participação de 20 voluntários que diariamente vão dando o seu contributo: já levaram 12 vezes a banhos de mar pessoas com desafios de acessibilidades (mobilidade reduzida, cegos e outras) com a cadeira anfíbia que a Câmara Municipal disponibiliza para este projeto”.

Até ao final deste mês, todos podem usufruir do IN Póvoa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *