Póvoa de Varzim, Sociedade

Câmara da Póvoa de Varzim assegura vigilância na Praia dos Beijinhos

Câmara assegura vigilância na Praia dos Beijinhos

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, presidiu, ontem à tarde, à abertura oficial da Praia dos Beijinhos como zona balnear vigiada.

O edil explicou que “o concessionário desta praia decidiu, este ano, não a explorar. Assim sendo, e apesar da responsabilidade em assegurar a vigilância seja da Associação Portuguesa do Ambiente, a Câmara Municipal, em colaboração com Os Golfinhos e com a autorização do Capitão do Porto, decidiu colocar um posto de praia com um nadador salvador para que toda a costa tenha um sistema de segurança e que as pessoas possam vir à praia com essa garantia”.

Aires Pereira lembrou que “o ano passado tivemos aqui pelo menos um acidente que poderia ter consequências graves caso não estivesse cá o nadador salvador. Portanto, a Câmara Municipal decidiu assumir essa responsabilidade e despesa e fazer com que tenhamos aqui um posto de praia e um nadador salvador”.

Deste modo, “não temos nenhuma zona da costa que não esteja coberta pelo plano de segurança aprovado pela Capitania”, garantiu o Presidente realçando o empenho que o Município tem nas suas praias, pois “este é o nosso principal cartão-de-visita”.

Simas Silva, Capitão dos Portos Póvoa de Varzim e Vila do Conde, esclareceu que o dispositivo da Praia dos Beijinhos será igual ao de todas as praias: “é um dispositivo aprovado, certificado, que foi adquirido pela Câmara. É novo, a estrear e propriedade da Câmara Municipal, que se substitui ao concessionário deste espaço de areal, que era um buraco negro aqui na frente urbana da Póvoa de Varzim”.

O Capitão transmitiu que “desde o molhe norte até à Fragosa, neste momento, temos todo o areal coberto, sem interrupções. Assim sendo, seria muito desagradável que uma praia como esta, que fica na frente urbana mas não está muito visível e com registo de alguns incidentes graves, ficasse uma época balnear sem cobertura de nadador salvador”, constatou, acrescentando que “só temos a agradecer à Câmara Municipal pelo esforço que está a fazer para proporcionar aos banhistas e aos cidadãos da Póvoa de Varzim este aspeto de segurança que era urgente colmatar”.

A sessão ficou ainda marcada por um momento de gratidão e reconhecimento. Alberto Oliveira, de 65 anos, natural de Guimarães, fez questão de agradecer publicamente ao nadador salvador David Azevedo, de 21 anos, o facto de o ter socorrido nesta praia, o ano passado, a 23 de julho. Alvo de uma paragem cardiorrespiratória, o veraneante revelou que está vivo graças à eficiente intervenção dos nadadores salvadores que “não desistiram de mim”.

Veja a fotogaleria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *