Cultura, Desporto, Torres Vedras

Arranca amanhã o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley em Torres Vedras

CADERNO DE IMPRENSA - SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT POWERED BY TETLEY 2016

É já amanhã, sexta-feira, dia 15 de julho, que começa a 10.ª edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley. Aquele que é o maior festival internacional de desportos de ondas decorre até ao dia 24 de julho, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras. Do surf ao skimboard, passando pelo waveski, e pelas novidades deste ano – bodysurf e natação em águas abertas -, estas são as modalidades presentes no evento.

Recapitulando, o primeiro fim de semana do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley acolhe o Internacional de Skimboard, competição que atrai ao Oeste os melhores atletas mundiais desta modalidade.

Ainda este domingo, dia 17 de julho, realiza-se o Open Water Swim Race. Esta prova, que conta com cerca de 30 participantes convidados, procura fazer reviver uma antiga tradição da praia de Santa Cruz. Os participantes farão a travessia praia Centro – praia Formosa – praia Centro, introduzindo assim pela primeira vez no Ocean Spirit a modalidade de natação em águas abertas.

Vamos agora falar de waveski. Entre os dias 17 e 24 de julho, decorre o Ocean Spirit World Waveski Surfing Titles. A modalidade está também de volta a Santa Cruz, trazendo consigo mais de 90 atletas de 13 países, com a presença garantida dos melhores atletas internacionais da modalidade.

Uma das grandes novidades deste ano é a prova da World Surf League (WSL), o Santa Cruz Pro 2016. O evento QS1000 decorre entre os dias 20 e 24 de julho, na praia da Física, sendo que se trata da 31.ª etapa da Qualifying Series de 2016. Na prova vamos poder ver em ação excelentes surfistas, não só a nível nacional mas também internacional. Esta é também uma excelente oportunidade para os nossos jovens atletas mostrarem o que valem. Os wildcards já são conhecidos e são dois atletas locais: Francisco Cruz, de 40 anos, e Tiago Santos, de 17 anos. Francisco Cruz traz consigo uma vasta experiência competitiva, apesar de não competir numa prova de qualificação desde 2010, quando marcou presença numa QS 5 estrelas em Ribeira d’Ilhas, Ericeira. Tiago Santos é um jovem que tem marcado presença regular na Liga Moche e Pro Junior Europeu. Presente na conferência de imprensa de apresentação do evento no passado dia 1 de julho, Francisco Spínola, representante em Portugal da World Surf League, realçou o impacto mediático que a prova de surf QS-1000, Santa Cruz Pro 2016, terá a nível internacional, contribuindo assim não só para a projeção da prova, como do território.

No segundo fim de semana do evento é tempo de receber mais uma modalidade: bodysurf. Santa Cruz acolhe, no dia 23 de julho, a 3.ª etapa do Campeonato Nacional de Bodysurf. Depois de Carcavelos e Costa da Caparica é a vez do Ocean Spirit receber uma das etapas deste circuito, que segue depois para Vagos e Peniche.

No dia 23 decorre ainda um evento de Surf Adaptado. O Ocean Spirit associa-se à Associação Portuguesa de Surf Adaptado – SurfAddict na tentativa de quebrar barreiras e de possibilitar a todos os que têm mobilidade reduzida a fruição das ondas de Santa Cruz.

Música para todos os gostos
Todos os dias o Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley vai receber vários artistas que se vão dividir entre o Palco Tetley, com os já habituais sunsets, entre as 18h30 e 20h, e o Palco Neptuno, a partir das 22h30 e até às 3 da manhã. Estes são os destaques desta 10.ª edição.

Na primeira noite do evento, a 15 de julho, são os Mundo Segundo que vão receber todos os visitantes. O MC, produtor e ex b-boy português, oriundo de Vila Nova de Gaia, é uma figura incontornável do hip-hop e um dos mais ativos embaixadores do movimento em Portugal, sendo mais conhecido por ser um dos MC’s da banda Dealema. De seguida, a mesa de mistura estará a cargo do DJ Tiago Bandeiras, a partir da 1h30.

No sábado, 16 de julho, o grande destaque é internacional e vai para os Pow Pow Movement, a banda de reggae e dancehall fundada em 1990 em Colónia, na Alemanha. Mas nesta noite ainda haverá tempo para ouvir o DJ Telmo Pereira.

No domingo, dia 17 de julho, o palco estará a cargo dos Putzgrilla, um projecto musical nascido em Portugal e que se propõe a trazer uma lufada de ar fresco à cena eletrónica nacional. Uma mistura explosiva entre as sonoridades mais urbanas desde o Funk Brasileiro, o Hip Hop ou Zouk com a energia do EDM, teve como primeiro single o tema “Bunda”. Squeeze Me é o mais recente sucesso da banda. A noite no Palco Neptuno termina com o DJ Mauro Barros.

Na segunda-feira, dia 18 de julho, a festa faz-se com os Beatbombers, conjunto composto pelo DJ Ride e Stereossauro, pioneiros do scratch/turntablism em Portugal e reconhecidos a nível internacional. Sagraram-se campeões mundiais de scratch em 2011 e vice-campeões em 2010 e 2012. Atuam juntos desde 2003 em clubs e festivais, têm discos editados pela Optimus Discos e em todos os álbuns de DJ Ride fazem parte temas feitos em conjunto pelos dois. O fecho do Palco Neptuno estará a cargo da Dupla Mete Cá Sets.

Na terça-feira, dia 19 de julho, a festa faz-se com os Supa Squad. A banda constituída por Mr. Marley e Zacky Man apresenta uma sólida fusão entre o dancehall moderno e o new roots reggae. Descrevem a sua música como “original e com um forte aroma jamaicano“. E sobem ao Palco Neptuno, a partir da meia-noite. DJ

Pette é o homem que se segue, para fechar o palco principal.
Os Meninos da Vadiagem serão os artistas a animar a noite de quarta-feira, dia 20 de julho. Este é um projeto musical de Stº André (DJ e MC), Mike (Maschine) e Thomas (Scratch). Os três compõem este explosivo coletivo de DJs. O nome expressa a forma de viver destes três amigos e representa a ideologia de uma geração. Sempre com uma base muito comercial, contam com influências de todo o lado, o que culmina num estilo Energetic Big Room Music. Sets enérgicos, presença na cabine sempre com muito entusiasmo e forte interação com o público, sinergia que resulta numa atuação frenética! A noite termina com Filipa More na mesa de DJ, a partir da 1h30.

Os convidados da quinta-feira, 21 de julho, são de renome. A partir da meia-noite, Overule feat. MC Virgul vão animar a noite. Há poucos palcos que Bruno Castro (Overule) não terá já pisado. Reconhecido em Portugal e além-fronteiras, o DJ e produtor tem sempre uma média anual de 150 atuações. A ele junta-se nesta noite Virgul, que todos conhecemos como tendo sido um dos grandes nomes dos Da Weasel, seguindo depois para outros projetos como os Nu Soul Family.

Recentemente estreou-se a solo, sendo que o álbum sairá este verão. O primeiro single chama-se “I Need This Girl” e foi escrito por Carlão e Virgul, que assim se “reencontram”, e tem música de Héber Marques, dos HMB. A noite termina com Van Breda na mesa de mistura.
Seguimos para sexta-feira, dia 22 de julho. Esta será a noite dedicada à Mega Hits, rádio oficial do evento. E no palco teremos Olga Ryazanova. Conhecida por DJ Sexation, nasceu na Polónia, vai animar esta noite, seguindo-se o dj Nelson Cunha.

A noite de sábado, dia 23 de julho, está reservada para os Inner Circle, uma banda de reggae originária da Jamaica, considerada o maior grupo de reggae do país. Sucessos como o single “Sweat (A La La La La Long)”, lançado em 1993, fazem parte do Curriculum desta banda que nasceu em 1968 pela mão dos irmãos Ian (baixo) e Roger Lewis (guitarra), em Kingston. No final da noite, sobe ao palco o dj João Dinis feat. MC Angelo B.

A última noite do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley, 24 de julho, recebe um filho da terra. NBC é o artista a subir ao palco a partir da meia-noite. Aquele que é um elemento de um dos grupos mais antigos no cenário do Hip Hop Português, conta já com mais de 20 anos de carreira. É um dos fundadores do hip-hop português, mas desde sempre que NBC se deixa influenciar pelo vibe do groove, pela energia do funk, pela irreverência do rock ou pela profundidade que só o soul e o blues conseguem imprimir. Segue-se o DJ Cenoura como já é habitual nesta última noite do evento, com rock dos anos 80 e 90.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, destacou o forte investimento feito pela câmara municipal para a realização deste evento, com o objetivo de atrair mais e novos públicos para Santa Cruz e, dessa forma, criar retorno para a economia local e regional. No seu discurso na conferência de imprensa, o autarca mencionou ainda o facto de Torres Vedras e a sua costa ser, a nível ambiental, um território com muitas distinções nacionais e internacionais e por isso este ano o Ocean Spirit será um Eco Evento.

De recordar ainda que, no recinto do evento, além da Tenda Pedagógica com várias atividades para os mais pequenos, existem ainda vários espaços comerciais, bem como uma piscina onde se irão realizar as Happy-Hours, aulas de experimentação de algumas das modalidades presentes no evento e não só.

O Santa Cruz Ocean Spirit powered by Tetley é uma organização da Associação Ocean Spirit e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o patrocínio principal da Tetley. O evento conta ainda com o patrocínio das Águas do Vimeiro, MEO, Montepio e Shine Media; a rádio oficial Mega Hits; A Fuel TV como televisão oficial; o apoio institucional do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro; o apoio à divulgação da Beachcam, Kayaksurf.net, Portal Aventuras, Vert Magazine e Torres Vedras Web; e o apoio da RPower, da Toitorres-Toyota e do Oeste Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *