Destaque, Nelas, Sociedade

Jovens Agricultores – AJAP organiza conferência em Nelas

ajap_cartaz

O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” chega a Nelas a 13 de julho, dando continuidade ao périplo de debates organizado pela AJAP em 7 cidades portuguesas. Num momento em que o Presidente da República afirma como prioridade o investimento de fundos públicos e comunitários no Interior e em que o Governo lançou a Unidade de Missão para a Valorização do Interior, o debate sobre a importância da agricultura na fixação dos jovens no mundo rural é fundamental.

«Portugal recebeu cerca de 50 mil milhões de euros de fundos estruturais nas últimas décadas, no entanto a assimetria entre Litoral e Interior continua a acentuar-se. A AJAP está há muito empenhada na criação da figura do Jovem Empresário Rural, que contribuirá para fixar os jovens no Interior e, por isso, congratula-se com o compromisso assumido publicamente pela coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Doutora Helena Freitas, de ser ela própria um veículo de promoção desta figura junto do poder central», afirma Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, fazendo referência a declarações proferidas pela responsável desta nova entidade na conferência realizada pela AJAP em Peso da Régua, a 29 de junho.

Na conferência de Nelas estarão presentes oradores dos principais setores de atividade agrícola da região do Dão, entre os quais o Presidente da Comissão Vitivinícola do Dão e ex-ministro da Agricultura, Arlindo Marques Cunha, representantes da Associação de Desenvolvimento do Dão e da Cooperativa dos Olivicultores de Nelas.

Numa perspetiva de abertura de novos mercados, Alberto Carvalho Neto, Presidente da AJEPC- Associação de Jovens Empresários Portugal China, falará sobre as oportunidades de exportação dos produtos agrícolas portugueses e da estratégia de promoção levada a cabo por esta associação que agrega jovens empresários de Portugal, China, Brasil, Angola e Moçambique.

Da parte do município de Nelas, que se associa como parceiro desta conferência, o presidente da autarquia, José Borges da Silva, considera que «acolher iniciativas que potenciam este nosso ADN agrícola é evidentemente a concretização da nossa natureza e cruza na primeira linha daquilo que constitui o principal compromisso da Câmara Municipal nos últimos anos e que é o desenvolvimento económico e a criação de emprego».

Segundo a autarquia, a procura do concelho de Nelas para investimento em geral tem sido “espantosa” nos últimos anos 3 anos. Os projetos agrícolas, muitos deles à espera de aprovação no âmbito do PDR2020, são diversificados e vão desde a vinha e construção de adegas, à produção e transformação do mel, do azeite, das plantas aromáticas, das flores, das frutos vermelhos e das maças e à produção animal, em especial frango e coelho. O setor emprega mais de 400 pessoas no concelho, com um volume de negócios superior a 20 milhões de euros, potenciando o turismo e o enoturismo.

O Crédito Agrícola de Terras de Viriato, que se associa a esta iniciativa, realça o investimento realizado nos últimos anos pelos agricultores da região: «Está a surgir uma nova “fornada” de jovens, com projetos inovadores na área agrícola, que o Crédito Agrícola tem vindo a apoiar. Continuaremos disponíveis para estar ao lado dos investidores do setor primário e para nos associarmos a iniciativas que promovam a agricultura, como é o caso do ciclo de conferências da AJAP», afirma Américo Loureiro, vice-presidente desta instituição bancária.

O “Ciclo de Conferências – Jovem Agricultor” tem o patrocínio da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, do Crédito Agrícola Seguros, da Epagro, da Magos Irrigation Systems e da Hubel Verde.

Para qualquer informação ou esclarecimento adicional poderá contactar o Diretor-Geral da AJAP através do número 917 536 206.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *