Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Projeto “Ter Ideias para Mudar o Mundo” realizou Seminário Final na Póvoa de Lanhoso

Seminario final 1

Decorreu no dia 2 de julho, sábado passado, o seminário Final do Projeto “Ter Ideias para Mudar o Mundo”, na Casa de Estudos Camilianos em Vila Nova de Famalicão.

A Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca, também esteve presente. “O objetivo da introdução do empreendedorismo na Educação Pré-Escolar é fundamentalmente ‘fazer acontecer as ideias, que cada um tem e que são discutidas e maturadas no grupo turma, antes de serem implementadas. Este programa permite desenvolver nas crianças um conjunto de competências transversais como o espírito de iniciativa e de trabalho em equipa, a liderança e a resiliência, entre outras, e que necessariamente contribuirão para o seu desenvolvimento integral com reflexos positivos no seu desempenho”. As educadoras que foram capacitadas no âmbito do projeto ‘Ter ideias para Mudar o Mundo’ replicarão a formação recebida junto das restantes educadoras, acabando por envolver todas as crianças da Educação Pré-Escolar. De salientar que na apresentação dos trabalhos no passado dia 2 de julho, surgiram projetos muito interessantes, bem trabalhados e diferenciados”, salienta Gabriela Fonseca.

Este dia representou o culminar de várias fases de implementação do programa de Educação para o Empreendedorismo na Educação Pré- Escolar, que está a ser desenvolvido nos diversos municípios da CIM do Ave, no âmbito do Plano para o Crescimento Inclusivo do Ave – Rede de Educação para o Empreendedorismo e que pretende essencialmente estimular, desde muito cedo, a capacidade das crianças terem ideias, de as projetarem e de as construírem de forma partilhada e em equipa, sendo EMPREENDEDORES.

Assim sendo, foram apresentados 30 projetos finais, representando 30 Agrupamentos de Escolas do Ave, 30 educadoras, 650 crianças e milhares de pais envolvidos.

No que diz respeito à Póvoa de Lanhoso, foram envolvidos os dois Agrupamentos de Escolas do concelho (Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso) bem como a Santa Casa da Misericórdia. Cada uma destas entidades teve a possibilidade de indicar uma educadora, que, devidamente capacitada para o efeito, acompanhou as crianças de pré-escolar no desenvolvimento de um projeto específico. De forma direta, foram envolvidas 65 crianças, com idades entre os três e os cinco.

Foi contagiante o entusiasmo das crianças a apresentarem os seus projetos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *