Alcoutim, Cultura, Turismo

XIII Festival de Folclore de Martim Longo e Feira de Artesanato em Alcoutim promoveu as tradições locais e encantou os presentes

IMG_3366

No dia 1 e 2 de julho decorreu o XIII Festival de Folclore de Martim Longo e Feira de Artesanato, organizado pela Associação ADECMAR e Junta de Freguesia Martim Longo, com o apoio do Município de Alcoutim. O Festival contou com a participação de grupos provenientes de várias localidades do País, num espetáculo caracterizado pela riqueza e diversidade do folclore nacional, que animaram os muitos que assistiram ao evento.

Esta iniciativa, que já conta com 13 anos, tem como intuito valorizar e preservar as tradições locais e contribui para a promoção da região e do património cultural, tendo em conta a importância do folclore na preservação das raízes culturais de um povo e na transmissão deste conhecimento às gerações mais novas.

O evento iniciou-se com a atuação Grupo Veredas da Memória, seguindo-se a atuação dos acordeonistas André Pereira, João Custodio, João Palma, Tatiana Gonzalez, Pedro Gonçalves e Gonçalo Justo, que elevaram o som do tradicional instrumento. No segundo dia, o evento contou com a atuação do Grupo Espigas do Alentejano, ao que se seguiu o desfile etnográfico pelas ruas da aldeia e a atuação dos grupos: Rancho Folclórico de Santo Estevão (Tavira), Rancho Folclórico de Valverde (Fundão), Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Alpiarça, Albandeio (Alpiarça, Ribatejo) e o Rancho Folclórico da Freguesia de Martim Longo, que apresentaram as suas danças e cantares e cujas atuações encantaram os presentes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *