Póvoa de Varzim, Sociedade

Novo Parque Infantil para crianças do Centro Social Monsenhor Pires Quesado na Póvoa de Varzim

Novo Parque Infantil para crianças do Centro Social Monsenhor Pires Quesado

Foi inaugurado no dia 30 de junho, o Parque Infantil do Centro Social Monsenhor Pires Quesado, confirmando o sucesso da campanha “Amarelo é Diversão”, levada a cabo pela Tetra Pak e a Agros, em conjunto com a Lipor, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A inauguração do Parque Infantil contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, da Direção do Centro Social Monsenhor Pires Quesado, Padre António Torres, e de representantes de todos os parceiros.

A nova infraestrutura vai servir cerca de 140 crianças, dos 2 aos 10 anos, que frequentam a creche, jardim-de-infância e ATL do Centro Social Monsenhor Pires Quesado.

O edil poveiro começou por agradecer às empresas que proporcionaram o equipamento, à Tetra Pak, Agros e à Lipor, e transmitiu que o mesmo foi construído com a ajuda de todos e, assim, “temos conseguido levar a bom porto esta obra”.

Ao constatar que faltava relva sintética no Parque Infantil, Aires Pereira anunciou que iria colocar o relvado, de modo a “ficar tudo limpo e organizado”. A notícia foi muito bem recebida pelos presentes, colaboradores e utentes da instituição.

O Presidente terminou dirigindo-se às crianças: “usem e abusem do parque”. Ao Padre António Torres, garantiu que “a Câmara vai continuar atenta e a disponibilizar a ajuda necessária para continuar as obras no Colégio”.

Já Ingrid Falcão, Responsável de Ambiente da Tetra Pak Ibéria em Portugal, considera que esta campanha tinha uma vertente ambiental e social abrangente que possibilitou o seu sucesso. “Tínhamos um grande objetivo que se traduzia em apoiar uma causa nobre, reforçando a importância da reciclagem e alertando a população para a necessidade da assimilação desta prática a nível comunitário. Neste caso específico, tivemos o privilégio de poder conjugar a vertente ambiental e social, deixando muitas crianças felizes com um novo espaço para brincar e explorar a sua criatividade. Temos muito orgulho nos resultados desta campanha e esperamos ter contribuído para a consciência social e ambiental da comunidade”.

Com esta ação, que se traduziu na recolha de embalagens de cartão de leite da marca Agros, foi possível angariar 10.500€, para a construção do Parque. Desta forma, foi possível recolher 10.255kg de embalagens de leite Agros que resultaram na doação da quantia indicada por parte da Tetra Pak e Agros. A autarquia da Póvoa de Varzim associou-se à iniciativa com a doação de uma verba idêntica. 

Maria José Patrício, Gestora de Relações Públicas da Lactogal, empresa detentora da marca Agros, comenta: “É sempre com muito entusiasmo que participamos em iniciativas pedagógicas, ainda mais quando orientadas para o bem-estar das crianças. Acreditamos que as embalagens de leite Agros são um veículo de transmissão de mensagens ambientais, pois alertam o consumidor para as boas práticas em prol da preservação do ambiente. Nesta iniciativa, reunimos o melhor de todos os mundos: o incentivo para a correta reciclagem das embalagens, uma proteção para a saúde ao beber o leite Agros e a construção de um espaço infantil, que estamos hoje a inaugurar. Não tínhamos melhor forma de finalizar a campanha”.

A iniciativa “Amarelo é Diversão” decorreu de setembro a outubro de 2015 nos municípios de Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde, e permitiu recolher um total de cerca de 612.564 embalagens.

A campanha consistiu na doação de 10€ por cada 10 kgs de embalagens recolhidas e foi com satisfação que os parceiros envolvidos viram esta ação resultar e ter um sucesso maior do que o esperado.

“A LIPOR procura ter um impacto positivo no ambiente, associando-se sempre que possível a campanhas desta natureza, que permitem ir mais além não só na preservação do ambiente, como na realização de pequenas ações que acabam por ter um papel determinante na qualidade de vida das crianças da comunidade”, refere Fernando Leite, administrador-delegado da Lipor.

Com a campanha “Amarelo é Diversão” houve também e em simultâneo o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da reciclagem, bem como contribuir para condições próprias de convívio social entre as crianças da Póvoa de Varzim.

Veja a fotogaleria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *