Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Município de Reguengos de Monsaraz assegurou financiamento para modernizar a Praça da Liberdade

Praça da Liberdade (2)

A Praça da Liberdade, em Reguengos de Monsaraz, vai ser requalificada e modernizada envolvendo a população num processo de discussão pública. Este projeto está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e recebeu a aprovação de cerca de 690 mil euros para a execução da obra.

O Município de Reguengos de Monsaraz assinou recentemente o contrato de financiamento comunitário do PEDU com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo, no total de 3,1 milhões de euros, com projetos nas áreas da regeneração urbana, da mobilidade urbana e para ajudar as comunidades desfavorecidas, apoiados a 85 por cento pelo Portugal 2020.

A regeneração urbana da Praça da Liberdade visa devolver este espaço à utilização pedonal, lúdica, plurigeracional e multifuncional. A reordenação do trânsito e do estacionamento tornará o tabuleiro Poente da praça exclusivamente para uso e acesso pedonal, com a instalação de esplanadas e mobiliário urbano. O projeto inclui também um espaço multifuncional que poderá transformar-se num palco, elevando-se do chão, e integrando ainda uma tela dinâmica para projeção ao ar livre.

O lado Nascente da praça, devido ao conjunto de serviços existentes, manterá a circulação de trânsito em torno do tabuleiro apenas num sentido, com estacionamento paralelo à via de circulação nos dois sentidos. Para além do mobiliário urbano, este lado da Praça da Liberdade terá um conjunto de repuxos e vaporizadores, uma zona de esplanada e um quiosque com venda de jornais e serviço de pastelaria.

Os dois tabuleiros serão atravessados pela ciclovia num espaço canal devidamente estruturado e que garante a circulação em segurança dos peões na praça. A Praça da Liberdade terá ainda iluminação específica em todas as árvores, nos repuxos e nas fachadas históricas, mas também um carregador rápido para veículos elétricos numa perspetiva de promover a mobilidade sustentável e a redução de emissões de gases.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. so tenho a dizer uma coisa como reguenguense, tudo o que for feito para melhorar a nossa cidade tem sempre o meu voto de um agradecimento….reguengos esta a ficar muito parado no tempo, nao e bom nem para os abitantes nem para o nosso mercado tradicional que se vai perdendo….e viva a minha linda terra reguengos de monsaraz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *