Celorico de Basto, Sociedade

Idosos de Celorico de Basto esclarecidos sobre a Violência Doméstica

_DSC4977

O Núcleo de Idosos em Segurança da Secção de Programas Especiais da GNR, em parceria com o município de Celorico de Basto, promoveu uma ação de esclarecimento sobre “Violência Doméstica”. A Ação foi direcionada os idosos do Celorico a Mexer e decorreu ontem, 28 de junho, no auditório do Prado.

“A violência doméstica é, em muitos núcleos familiares, uma situação recorrente como causa de vários fatores e a violência sobre idosos é preocupante. Por isso, é fundamental elucidar os nossos idosos para a forma de se defenderem face a estas problemáticas. Um crime público que a todos diz respeito” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Os idosos ouviram com atenção os agentes da autoridade e expuseram as suas dúvidas e observações sobre diferentes vivências inerentes à violência. A dependência do álcool e a carência económica foram as causas que levam à violência mais discutidas durante a sessão. Lançada a discussão os idosos realçaram várias formas de violência, que de alguma forma presenciaram, salientando o facto de não saber o que fazer para resolver essas situações.

Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços da Ação Social e Saúde do município de Celorico de Basto, realçou a importância de esclarecer os idosos para esta e outras problemáticas. “Este programa, o Celorico a Mexer, procura atuar no sentido da inclusão através da promoção de atividades lúdicas mas também ações que levem à tomada de consciência face a problemáticas como a “Violência Doméstica”. Esclarecer é meio caminho andado para a denúncia, mas para isso, é preciso conhecer onde se dirigirem e como solicitar ajuda”.

Os agentes da GNR exemplificaram os tipos de violências elucidando os idosos para a problemática

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *