Destaque, Seia, Turismo

Pastores de Seia sobem à serra da Estrela e convidam turistas a serem pastores por um dia

Depois da bênção dos rebanhos na romaria do São João, no passado fim-de-semana na aldeia da Folgosa da Madalena, os pastores e os rebanhos sobem à serra da Estrela para as pastagens de Verão, a tradicional Transumância. Esta prática, que nada tem de recriação, é mais uma vez aberta à participação dos turistas.

A atividade vai ter lugar no dia 2 de julho e resulta de uma organização espontânea dos pastores, contando com o apoio da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, da Câmara Municipal de Seia, da União das Freguesias de Seia São Romão e Lapa dos Dinheiros e da Freguesia do Sabugueiro.

Desafiar os turistas a serem guardadores de rebanhos por um dia é o convite dos pastores de Seia. Os rebanhos (aproximadamente 800 a 1000 cabeças) provenientes das terras chãs da montanha concentrar-se-ão no largo da câmara, às 07:30h, atravessando a cidade em direção à serra, local onde vão permanecer até ao final do verão.

Neste dia tão especial para os pastores, as ovelhas ostentam os maiores e melhores chocalhos e são enfeitadas com “peras e cabeçadas” coloridas, este ano com enfase nas cores da Seleção Nacional.

E, porque a vida do pastor é no campo, também será em ambiente campestre que se fará a merenda do alforge e o almoço com os pastores, os verdadeiros, e os que farão deste dia apenas uma experiência de vida.

Para os pastores esta também é uma forma de sensibilizar os portugueses, para a importância da pastorícia no contexto do desenvolvimento económico e social da serra da Estrela e de todo o interior do país.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *