Cultura, Évora, Turismo

Grupo Ensemble Eborensis representa Évora em Festival na cidade francesa de Chartres

Anexo_ensemble-eborensis

O Festival Chartres Estivales, que se realiza nos meses de Verão na cidade francesa de Chartres, abre na próxima quinta-feira, dia 30, na Igreja de Saint-Aignan, com um concerto do grupo Ensemble Eborensis, que se desloca propositadamente da cidade de Évora.

Esta participação acontece no âmbito da geminação existente entre as duas cidades e constitui-se como mais um passo de partilha e intercâmbio cultural entre Évora e Chartres. O Ensemble Eborensis “irá apresentar um programa exclusivamente dedicado à polifonia vocal sacra de compositores que desenvolveram atividade ou estudaram no Colégio dos Moços do Coro da Sé de Évora durante as últimas décadas do século XVI”, afirmam, no seu sítio da internet, os responsáveis desta formação musical que se dedica à interpretação da polifonia vocal dos séculos XVI e XVII com ligação a esta capital alentejana. “O grupo foi fundado em Abril de 2013 por Luís Henriques, com a intenção de descentralizar e permitir uma divulgação local do reportório polifónico eborense”, revela a página do Ensemble.

 

Évora e Chartres geminadas desde 2004

As cidades de Évora e Chartres encontram-se geminadas desde 2004. Uma parceria que tem vindo a promover a cooperação entre os seus cidadãos através de intercâmbios culturais, artísticos e económicos entre os diferentes agentes de ambas as urbes.

Ao longo dos anos foram realizadas várias iniciativas que aproximaram instituições e entidades destas localidades. A cidade francesa localiza-se a 88kms de Paris e é conhecida como a capital da luz e do perfume.

Festival ChartresEstivales: http://www.chartrestivales.com/

Ensemble Eborensis: https://eborensisensemble.wordpress.com/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *