Celorico de Basto, Cultura

Grupo de Teatro Celoricense apresentou “As Bodas de Sangue”

_DSC2188

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses encheu, no dia 24 de junho, para receber a peça de teatro “As Bodas de Sangue” e a performance “Os Refugiados”. Dois momentos apresentados pelos GTC que contou com o apoio do município de Celorico de Basto e dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.

“O GTC está a enraizar na população local o gosto pelo teatro amador, ao apresentar peças amplamente conhecidas protagonizadas por jovens atores, com o brio e dedicação” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Uma dinâmica cultural que apoiamos ao facultar a formação a todos os “atores”, porque sabemos que é fundamental adquirir conhecimento na área para que o resultado final seja o pretendido”, frisou.

A peça apresentada, as Bodas de Sangue, é do espanhol Federico García Lorca, uma peça que contempla vários cenários onde é realce a “bela choupana da noiva que vive isolada com o seu pai, e o casebre vizinho das vinhas do seu noivo, que tem uma triste vida ao lado da sua desolada mãe, que perdera filhos e o marido em lutas por terra”.

Todo o cenário apresentado foi imaginado e recriado na totalidade para criar o efeito pretendido, tendo resultado na perfeição.

Antes desta peça subiu ao palco o grupo infantil que apresentou uma breve performance imaginada e recriada pelos próprios sobre os “Refugiados”. Um tema que foi alvo de estudo dos “jovens atores” durante o ano letivo.

O auditório encheu para receber estes dois momentos.

“É muito importante que os nossos atores sintam o apoio do público e ver este auditório cheio é sinal de que o teatro mexe de facto com as pessoas, com o seu imaginário. Tivemos dois momentos diferentes mas ambos de extrema importância, é o reflexo de um ano de formação que vimos hoje neste palco. Temos cerca de 50 crianças e jovens a fazer teatro amador em Celorico de Basto, e fazem-no com vontade, com gosto pela arte” disse a presidente do GTC, Maria José Santos.

O GTC voltará aos palcos no próximo dia 8 de julho, no Centro Cultural, com a peça Teatro “Terra Firme”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *