Cultura, Mação

Paisagens Culturais do Concelho de Mação

????????????????????????????????????

Os Alunos que estão a estudar em Mação no âmbito do Mestrado Dyclam desenvolveram alguns trabalhos sobre algumas localidades do Concelho. Esses trabalhos, globalmente denominadas “Paisagens Culturais do Concelho de Mação” foram apresentados às comunidades onde foram desenvolvidos, Carregueira, Mação, Pereiro e Monte Penedo, entre os dias 17 e 19 de junho.

Mação acolhe, desde fevereiro, 18 alunos estrangeiros de um Mestrado Europeu do IPT, com universidades de França, Itália e Alemanha. Durante os 5 meses em Mação os 18 alunos estão a ter formação em Gestão Integrada do Património, integrando o património e a arqueologia na economia e no desenvolvimento social, porque é essa uma das especialidades mais reconhecida internacionalmente, de entre as que possui o Instituto Terra e Memória (ITM) de Mação, com o Centro de Estudos Politécnicos de Mação (IPT).

Nesta fase do Mestrado ao alunos têm aulas e desenvolvem trabalhos aplicados ao Concelho de Mação, como os que foram desenvolvidos e apresentados em Mação, Carregueira, Pereiro e Monte Penedo. Os trabalhos apresentados entre 17 e 19 de junho nestas localidades refletem a análise dos alunos que apresentam algumas soluções para algumas problemáticas que verificaram. Foram propostos projetos como uma quinta pedagógica, uma residencial, museus temáticos e espaços que permitam uma melhor gestão do património cultural das localidades.

De referir que os 18 alunos fazem estes trabalhos sendo enviados para os locais sem informação sobre os mesmos o que lhes permite ir verdadeiramente à descoberta das pessoas, dos locais e das tradições culturais locais verificando, por si, os problemas e dificuldades sentidos e apresentando propostas de projetos de intervenção local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. O trabalho elaborado com as gentes do Pereiro de Mação foi muito bem conseguido. Parabéns aos alunos e ao Dr. Luiz Oosterbek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *