Educação, Reguengos de Monsaraz

Revisão da Carta Educativa de Reguengos de Monsaraz aprovada por unanimidade pelo Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação aprovou por unanimidade a primeira revisão da Carta Educativa, um documento estruturante na definição das políticas educativas do Município de Reguengos de Monsaraz. Com esta revisão do documento elaborado em 2006, pretendeu-se atualizar a Carta Educativa incluindo novos dados e novas perspetivas, criando um modelo inovador que permita a sua rápida atualização e disseminação junto da comunidade educativa e dos seus agentes.

O trabalho realizado permitiu estabelecer como linhas de orientação a definição conjunta de apoio às famílias e aos restantes agentes educativos, a evolução positiva da rede escolar e a definição de prioridades de intervenção, a consolidação do princípio de que a educação é um elemento catalisador do desenvolvimento do concelho e de reforço do tecido social, mas também o envolvimento da comunidade na concretização da tarefa educativa agregando à educação as áreas económica, social e cultural. O documento analisa o território concelhio e a sua rede viária e de transportes escolares, as atividades económicas e as empresas, a demografia, as políticas educativas e as linhas de orientação educativa, a caraterização dos estabelecimentos de ensino e a oferta e a procura de ensino, tendo sido igualmente efetuado o diagnóstico dos edifícios ao nível estrutural.

A educação no concelho de Reguengos de Monsaraz tem evoluído com a abertura de novas instituições de educação pré-escolar, execução de obras de requalificação e melhoramentos nos edifícios de educação pré-escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico, e a aplicação de medidas educativas de apoio às famílias e aos estudantes do ensino superior público. José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que a autarquia “assume a educação como uma prioridade das políticas de proximidade e diariamente age no sentido de contribuir para a construção de um concelho educador, valorizando a escola pública e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva”.

As medidas e políticas municipais para a educação têm vindo a ser discutidas com os parceiros para melhor servirem todos os agentes, pois “é em parceria, em reflexão conjunta e na partilha de conhecimentos e estratégias, que se revê um documento que estrutura a rede educativa concelhia para os próximos anos”, considera José Calixto. Assim, diz o autarca, “com este trabalho de planificação contribuímos, certamente, para dar um pouco mais de conteúdo prático ao conceito de Estado Social, possibilitando a igualdade de acesso ao ensino, bem como o sucesso escolar”.

A revisão da Carta Educativa contou com a reflexão e análise de todos os estabelecimentos de ensino do concelho, desde a educação pré-escolar até ao ensino superior. Neste documento colaboraram as seguintes entidades: Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz, Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, Creche e Aparece (Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva), Centro Local de Aprendizagem de Reguengos de Monsaraz da Universidade Aberta, PartnerHotel – Formação, Consultoria e Projetos para a Industria Hoteleira, Conservatório Regional do Alto Alentejo, Instituto de Educação e Formação Profissional – Centro Regional de Formação de Artesãos e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Alentejo, mas também técnicos da autarquia em áreas como a educação, comunicação e imagem, águas e saneamento básico, requalificação urbana e espaços exteriores, tecnologias da informação, engenharia alimentar e engenharia eletrotécnica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *