Alcoutim, Educação

Parceria inovadora traz Ensino Superior ao concelho de Alcoutim

IMG_2345

Decorreu no dia 22 de junho, no salão nobre da Câmara Municipal a sessão de esclarecimentos sobre o mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais, resultado de uma pareceria entre o Município de Alcoutim e a Universidade do Algarve.

O curso, apresentado pela Professora Carla Antunes, funcionará em regime de ensino à distância, com algumas sessões presenciais. Lecionado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia é realizado em conjunto com a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e com a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja. O objetivo do curso é formar especialistas na área, com perfil adequado para a intervenção em desenvolvimento e planeamento regional, desenvolvimento rural e em toda a área de gestão do espaço em meio rural, numa perspetiva global da sustentabilidade dos recursos económicos. A estrutura curricular deste curso assenta num projeto científico integrado, pautado por um fio condutor de interligação de conhecimento entre as diferentes matérias no âmbito da Economia, das Ciências Agrárias, do Ordenamento do Território e da Gestão de empresas, que consolide e complemente o conhecimento de base dos alunos e confira as competências necessárias na área de especialização respetiva.

A consolidação de uma economia sustentável está cada vez mais ligada à necessidade da união entre os mundos académico e empresarial.

O Presidente da Câmara Municipal, Osvaldo dos Santos Gonçalves, partilhou, com satisfação, a parceria inovadora que trará a Alcoutim no ano letivo de 2016/2017, o mestrado em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais, criando conhecimento em áreas estruturantes para a região, qualificando os alunos para trabalhar no desenvolvimento local, ordenamento do território rural, entre outras áreas da formação do curso.

O acordo que será efetuado entre as entidades prevê, a realização das aulas presenciais no concelho, a intervenção no desenvolvimento e planeamento rural, bem como no desenvolvimento local, numa perspetiva global trabalhando na criação de valor e refletindo a investigação no desenvolvimento local.

A direção do curso, António Covas da Faculdade de Economia, Carla Antunes, e Maria de Belém Costa Freitas, referiram as vantagens mútuas, nestas relações, por um lado, para o município, porque podem acelerar os seus processos de inovação, diferenciação e competitividade. Por outro, para a universidade, porque lhes permite uma focalização, um acompanhamento mais próximo das necessidades reais do mercado, facilitando a valorização dos seus docentes e abrindo maiores oportunidades para os seus alunos.

O Presidente da Câmara Municipal, recordou as ações desenvolvidas, as Jornadas do Mundo Rural, iniciativa congregou investigadores universitários e técnicos de serviços públicos, com experiência em desenvolvimento local e intervenção no espaço rural, bem como empreendedores e investidores locais, que debateram as temáticas da agricultura, da floresta e da diversificação das atividades, no sentido de estabelecer sinergias que concorram, de forma sustentável, para o desenvolvimento do território. No seguimento destas, ocorreu o lançamento da iniciativa + ALCOUTIM, um programa de Apoio à Criação de Empresas e de Emprego, integrado na estratégia de desenvolvimento do nordeste algarvio, que já operacionalizou a inscrição de duas candidaturas na Bolsa de Iniciativas para a constituição de Grupos Operacionais no âmbito do PDR2020.

Com esta nova iniciativa, o município espera qualificar jovens, predispostos a receber o conhecimento gerado nas universidades, favorecendo a melhoria dos produtos e serviços que a região tem para oferecer.

A autarquia vai atribuir um prémio de desempenho para os munícipes que realizem o curso com aproveitamento.

As candidaturas ao mestrado deverão ser efetuadas até ao próximo dia 15 de julho, no site da Universidade do Algarve através do preenchimento do formulário próprio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *