Aljustrel, Cultura

Sob o Céu de Messejana, Aljustrel

unnamed

A primeira edição do evento Sob o Céu de Messejana realiza-se nos dias 1, 2 e 3 de julho e procura promover a fotografia e a astronomia, bem como o património e a cultura impares desta histórica vila alentejana, numa coorganização do Município de Aljustrel e da Junta de Freguesia de Messejana.

O programa inicia-se no dia 1 de julho, sexta-feira, pelas 10H00, com as sessões do Planetário Portátil do Centro de Ciência Viva de Sintra, que se prolongarão durante todo o dia, numa iniciativa aberta à população, realizada em articulação com o programa Viva Aljustrel.

No dia 2 de julho, sábado, pelas 15h00, decorrerá no Posto de Turismo de Messejana a receção aos participantes, sucedendo–se a inauguração da exposição Sob o Céu de Messejana, de Rui Correia, seguida do Seminário Astrofotografia: Arte, Ciência e Oportunidade de Desenvolvimento, dinamizado pelo Observatório do Lago Alqueva.

Após o jantar-convívio, a partir das 22h00, decorrerá, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção e na Praça 1º de Julho, o Workshop de Observação de Astros e Fotografia Noturna, a cargo do Observatório do Lago Alqueva, onde os participantes poderão adquirir novas competências ao nível das técnicas da fotografia noturna, bem como melhorar os seus conhecimentos sobre astronomia, através da observação de estrelas, planetas, etc.

No dia 2 de julho, domingo, os trabalhos são retomados às 11h00, com o Workshop Relógios de Sol e Observação Diurna de Astros, seguido de almoço-convívio.

A tarde está reservada para o Roteiro de Fotografia Livre pela Vila de Messejana.

Durante o evento, que é gratuito e aberto a todas as pessoas, os participantes terão a oportunidade de aprender com os experientes monitores do Observatório do Lago Alqueva. Não importa o nível de competência em fotografia, se o participante está a começar ou se já é um profissional, nos dias 1, 2 e 3 de julho, o objetivo é visitar a bela vila de Messejana e aprender um pouco mais acerca do Universo, de astronomia e de astrofotografia, numa das regiões da Europa mais protegidas da poluição luminosa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *