Albergaria-a-Velha, Turismo

Festival Pão de Portugal em Albergaria-a-Velha recebeu cerca de 30 mil visitantes

13403191_1031590006925393_6924907243172521487_o

A IIII Edição do Festival Pão de Portugal, que decorreu entre os dias 10 e 12 de junho na Quinta da Boa Vista/Torreão, recebeu este ano cerca de 30 mil pessoas, superando o número de visitantes alcançado nas edições anteriores.

O presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, mostrou-se muito satisfeito com o sucesso atingido, afirmando que o Festival “já é um dos eventos mais marcantes no Concelho e que, de ano para ano, nos tem surpreendido pela positiva. O número de visitantes tem vindo sempre a aumentar, o que significa que o Festival Pão de Portugal é reconhecido na Região e no País como um evento de referência”.

Durante os três dias foram muitos os que quiseram provar os pães e as iguarias presentes em Albergaria-a-Velha. Mas, além da gastronomia, a oferta foi ainda mais vasta, proporcionando momentos de lazer, de cultura e de desporto.

Na vertente cultural, o Festival Internacional de Cinema – Do Pão recebeu um total de 1383 filmes a concurso e elegeu dois vencedores e três menções honrosas. Na categoria A, menos de 30 minutos, venceu o filme “A House in Fog”, de Alireza Shahrokhi, do Irão; na categoria B, mais de 30 minutos, o vencedor foi o português Carlos Eduardo Viana com o filme “Contra a Corrente”. Foram atribuídas menções honrosas, na categoria A, ao filme “Crumbs”, de Mert Inan, da Turquia, e a “Ninety-two more or Less”, de Brindusa Nastasa, do Reino Unido; na categoria B, a “Pele, My Paradise”, de Antonella Carrasco, do Equador.

O Festival de Cinema Do Pão é fruto de uma parceria entre a Câmara de Albergaria-a-Velha e o Cine-Clube de Avanca. O desafio lançado foi um concurso de filmes de curta e longa duração que tivessem o pão como temática.

Na vertente gastronómica, o Festival Pão de Portugal apresentou diversas sessões de showcooking conduzidas pelo chef Marco Gomes, do Monverde Wine Experience Hotel, chef Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, chef Cristina Manso Preto e chef Pedro Terroso. Os mais novos tiveram ainda oportunidade de pôr mesmo as “mãos na massa” nos showcooking especialmente dedicados às crianças.

A edição deste ano contou ainda com o Trail Rota dos Moinhos, que decorreu no domingo e reuniu cerca de 700 participantes, entre a caminhada e os dois trails de 18 e 30 quilómetros. O encontro desportivo contou ainda com a participação da atleta olímpica Manuela Machado.

Ainda entre as novidades da terceira edição do Festival do Pão conta-se também a vista aos moinhos da Rota dos Moinhos, um programa diferente, alargado e com várias atrações. Diferindo de moinho para moinho, as visitas incluíram refeição, almoço ou lanche, participação na confeção de pão, animações variadas, com grupos locais ou convidados, e passeios na natureza, a pé ou a cavalo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *