Montijo, Turismo

Montijo em festa por São Pedro

procissão mar2

São seis dias de muita animação, alegria e, também, devoção. Seis dias repletos de brilho, de tradições, de sabores, de cor, de ritmo e de emoções. Seis dias de festa. Seis dias de Festas Populares de São Pedro – o maior cartaz turístico da cidade do Montijo, este ano com Jorge Palma e Aurea.

De 28 de junho a 3 de julho, as ruas do Montijo voltam a receber milhares de pessoas. A Comissão de Festas perspetiva ultrapassar os 300 mil visitantes que, certamente, encontrarão inúmeros atrativos para preencher os seus dias e noites no Montijo, nas ruas e pátios temáticos que estão a ser ornamentados por milhares de flores de papel e outros elementos decorativos.

Um programa diversificado, abrangente e amplo, para todas as idades e todos os gostos: das procissões às tradições taurinas, da gastronomia à música, das marchas aos bailaricos.

No dia 28 junho, durante a inauguração, destaca-se a apresentação do Hino das Festas Populares de S. Pedro. Às 21h30, na Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos haverá a atuação das escolas taurinas do Montijo e de Badajoz e às 22h00, na Praça da República, um grande concerto com Aurea.

No dia 29 de junho, dia de S. Pedro, imperam as tradições religiosas com a procissão fluvial, com saída da Base Aérea n.º 6 às 10h30, e a procissão noturna a iniciar na Igreja Matriz, às 22h00.

A demonstração de atividades pelo Grupo Operacional Cinotécnico da PSP, um concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro e a Banda Filarmónica da Academia Musical União e Trabalho e, ainda, a Noite da Popular Fm são os destaques do dia 30 de junho.

Os sabores vão estar à solta nos dias 1 e 2 de julho, com duas noites de Comes e Bebes, na zona dos Pescadores e na Rua Joaquim d’ Almeida, respetivamente. No total vão ser mais de 1,5 toneladas de carne da Raporal/Stec e 500 litros de vinho da Cooperativa Agrícola de Santo Isidro de Pegões para desfrutar, de forma gratuita, ao longo das duas noites.

No dia 1 de julho, a partir das 22h00, outra grande tradição das Festas Populares de S. Pedro: as Marchas Populares. Este ano participam a Marcha Infantil “Crescer e Aprender”, a Marcha dos Reformados do Montijo, a Marcha dos “Unidos”, a Marcha da Academia Sénior da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia e as marchas lisboetas de Alcântara e do Alto do Pina.

No dia 2 de julho, a partir das 15h30, as ruas da cidade vão receber mais de uma dezena de fanfarras para um Desfile de Fanfarras de Bombeiros.

Para além das largadas de toiros todos os dias, as tradições tauromáquicas ganham especial relevo no dia 2 de julho com a 6.ª Corrida de Toiros Adega de Pegões. A partir das 22h00, na Praça de Toiros Amadeu Augusto dos Santos vão estar os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves, Bastinhas Jr. e Luís Rouxinol Jr. Os toiros da Ganadaria Vinhas serão pegados pelos dois grupos de forcados da terra, os Amadores do Montijo e a Tertúlia Tauromáquica do Montijo.

Uma inovação recente que é já uma tradição e um sucesso é o Bibe Elétrico. Este ano, duas saídas, nos dias 28 de junho e 2 de julho, para, como sempre, arrastar multidões pelas ruas do Montijo.

Infelizmente o que é bom também acaba, mas o encerramento das Festas Populares de São Pedro, no dia 3 de julho, promete mais três grandes mfogoomentos: a partir das 13h00, o 3.º Almoço Pé na Areia que reúne tertúlias e moradores num grande convívio na Rua Joaquim de Almeida; às 22h30 um concerto inesquecível com Jorge Palma e após as 00h00, um magnifico espetáculo de fogo-de-artifício piromusical com algumas surpresas!

Junte-se a nós, venha celebrar São Pedro, Montijo espera por si!

 

Outros Números das Festas:
– 5 Quilómetros de arraial, revestido por 60 mil lâmpadas de várias cores;
– 80 Mil metros quadrados é a área de influência da festa na zona central do Montijo;
– 15 Mil flores e outros elementos decorativos produzidos por um grupo de voluntárias e pelos utentes das IPSS do concelho;
– 2500 Participantes/atuantes em espetáculos musicais, de dança, de atividades taurinas e atividades desportivas;
– 143 eventos (118 de música e/ou dança, 4 religiosos, 5 desportivos e 16 atividades taurinas) repartidos em 8 palcos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *