Cultura, S. João da Madeira

Ruy de Carvalho, filho e neto na Casa da Criatividade em S. João da Madeira

trovas

São três gerações de atores, e outros grandes profissionais, ao redor da figura do grande Ruy de Carvalho. “Trovas e Canções, Actores, Poetas e Cantores”, é um espetáculo inédito, da autoria de Paula Carvalho e Paulo Mira Coelho, para ver na Casa da Criatividade nesta sexta-feira, 3 de junho, às 22 horas.

Não é o teatro apenas a estar presente, através dos desempenhos de João de Carvalho e Henrique de Carvalho, filho e neto do ator, mas também a linda voz da fadista e atriz, Ana Marta, Prémio Amália Revelação 2011, ao som da guitarra portuguesa do Professor Ricardo Gama e da guitarra clássica de João Correia.

O espetáculo pretende recordar uma mão cheia de poemas, que tornaram famosas algumas grandes canções, desde Pedro Homem de Mello a José Luís Gordo, sem esquecer Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Mário Moniz Pereira, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Florbela Espanca, José Luís Tinoco, Aníbal Nazaré. Tudo feito num ambiente de grande intimidade com o público, que certamente irá acompanhar os temas, por força das mil vezes em que foram cantados pelos palcos de Portugal. O espetáculo tem ainda uma homenagem a três grandes nomes da nossa literatura, Gil Vicente, Luís Vaz de Camões e Manuel Maria Barbosa du Bocage.

As trovas alimentarão as canções, do mesmo modo que os atores e os músicos, também eles transformados em público, recitarão, tocando e cantando os temas que o bom gosto do nosso povo imortalizou ao longo do século passado. O que se propõe é uma viagem entre a récita e o concerto, numa amostragem que se pretende rica e saborosa, pelo facto de ser reconhecidas por todos.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *