Cultura, Torres Vedras

Exposição “O Arquivo Leisner e os Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa” em Torres Vedras

exposicao-arquivos-leisner

“O Arquivo Leisner e os Arquivos Históricos da Arqueologia Portuguesa” é o título de uma exposição que estará patente de 6 a 30 de junho no Claustro do Convento de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, resultante de uma parceria do Município de Torres Vedras com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Centro de Arqueologia (UNIARQ), a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) em colaboração com a Delegação de Madrid do Instituto Arqueológico Alemão (IAA).

Aquele arquivo integra o espólio documental reunido pelos arqueólogos alemães Georg Leisner (1870-1957) e Vera Leisner (1885-1972), apresentando um notável valor documental e cientifico para a História da Arqueologia Europeia das décadas de 40, 50 e 60. Os estudos do Megalitismo Peninsular, tema central da investigação do casal Leisner, constituem ainda hoje referência incontornável.

De referir, a propósito desta exposição, que, entre 2012 e 2013, foi desenvolvido o projeto “Arquivo Leisner – Instituto Arqueológico Alemão: O Acervo Epistolar”, implementado pela DGPC (Direção Geral do Património Cultural), com apoio do DAI (Deutsches Archäologisches Institut) e com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *