Celorico de Basto, Sociedade

Loja Social de Celorico de Basto celebrou 5º aniversário

_DSC6032

Uma dependência do Banco Local de Voluntariado de Celorico de Basto, a Loja Social, celebrou ontem, 31 de maio, 5 anos de existência como estrutura de apoio aos mais carenciados do concelho.

“Hoje evocamos 5 anos da loja social que tem valido e apoiado algumas pessoas do nosso concelho. Um projeto que queremos redimensionar tendo em conta o público-alvo. De facto, passamos de uma carência extrema para uma carência moderada” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O autarca, presente no aniversário salientou que a tendência na necessidade de apoio é para baixar mas a aposta na natalidade é indicativo de outras necessidades. “A natalidade tem vindo a recuperar no concelho, o emprego também e os rendimentos familiares aumentam mas, estamos cientes de que as famílias numerosas, mesmo com uma situação profissional estável, se vêm, muitas vezes, com dificuldades para conseguir pagar as contas por isso, essa necessidade urgente de redimensionar a Loja Social, de a tornar um serviço de apoio para que as famílias possam ter mais apoios”. Joaquim Mota e Silva salientou também o apoio das pessoas individuais e das empresas em doar roupas e calçado à loja, “cientes do sentido de missão que diz respeito a todos.”

A Loja social é um espaço discreto, simples, bem decorado que funciona às terças, quintas e sábados durante a manhã graças à dedicação de três voluntárias que dão o seu tempo à Loja Social. As pessoas mais carenciadas têm regras próprias da loja e o público em geral adquire as peças de acordo com o valor descrito em cada uma, um valor sempre simbólico.

Segundo Helena Martinho, Coordenadora dos Serviços de Ação Social e Saúde, trata-se de um apoio para carenciados onde é visível a solidariedade de muitos. “Esta loja Social tem sido um importante apoio às dificuldades diárias de algumas pessoas e vive da solidariedade de outras que sentem necessidade de ajudar de forma gratuita, voluntária e de missão. De facto, nota-se que as pessoas não são indiferentes a quem passa dificuldades e colaboram como podem”.

A Loja Social foi inaugurada em maio de 2011 e tem vindo a apoiar cerca de 600 pessoas por ano. Uma valência do BLV que conta agora com a parceria do CLDS 3G nas campanhas desenvolvidas, uma parceria que irá apoiar a loja social e todas as ações promovidas pelo BLV.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *