Estarreja, Sociedade

Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja acolhe Espaço do Cidadão

DSC08123s

O GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja foi apetrechado com um Espaço do Cidadão (EC). Neste balcão único, o cidadão beneficia de um atendimento digital assistido que lhe permite aceder a um conjunto de serviços da administração central.

Para além da panóplia de serviços de âmbito municipal, o GAME passa a disponibilizar cerca de uma centena de serviços de várias entidades da administração pública no novo Espaço Cidadão inauguradoontem, com a presença do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, e de Eugénia Santos, do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Aplicando os princípios da desmaterialização e descentralização, a Câmara Municipal de Estarreja decidiu alargar o campo de ação do GAME aderindo à rede de EC cuja implementação é coordenada pela AMA. Para Diamantino Sabina, a autarquia estarrejense deu mais “um passo afirmativo para a modernização administrativa e de evolução”, facultando um “sem fim de novos serviços”, com objetivo de“facilitar a vida ao cidadão”.

O EC funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.

A parceria com a Câmara Municipal de Estarreja e a concretização deste EC representa, na opinião do Secretário de Estado, a “conjugação de duas ideias”, por um lado a “proximidade com o cidadão”, por outro “a economia dos meios, que são escassos”, daqui resultando vantagens para o cidadão e para a administração pública. Outra virtualidade apontada por Rocha Andrade neste processo é a colaboração do Estado com as autarquias, num modelo que “gostaríamos que se reproduzisse ao longo de todo o país”, disse durante a abertura do EC em Estarreja.

A rede dos Espaços do Cidadão resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS) e é uma peça chave na estratégia do Governo para a modernização e simplificação administrativa.

O GAME está sediado no Edifício dos Paços do Concelho e funciona de segunda a sexta das 9h às 16h.

 

O EC Estarreja reúne serviços das seguintes entidades:

ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho

DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas

IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais

IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana

Ministério da Saúde

ADSE

DGC – Direção Geral do Consumidor

SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

CGA – Caixa Geral de Aposentações

IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes

ISS – Instituto da Segurança Social

IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional

AMA – Agência para a Modernização Administrativa

Autoridade Tributária

 

GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja
Edifício dos Paços do Concelho
Telefone: 234 840 600 | E-mail: game@cm-estarreja.pt  
Horário de atendimento 
Segunda a sexta 09h00-16h00

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *