Albergaria-a-Velha, Sociedade

Albergaria-a-Velha contribuiu com mais de 4800 quilos na campanha do Banco Alimentar

banco_alimentar_contra_fome.2

A recolha de alimentos em Albergaria-a-Velha, na campanha da primavera do Banco Alimentar Contra a Fome, atingiu 4873 quilos. A ação decorreu no passado fim de semana e envolveu, entre sexta-feira e domingo, mais de 200 voluntários de várias entidades locais e 20 estabelecimentos comerciais.

Entre os 21 concelhos abrangidos pelo Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, Albergaria-a-Velha foi aquele que mais cresceu em termos relativos, registando um aumento de 40,03 por cento. A recolha do último fim de semana aumentou 1393 quilos. Estes resultados devem-se à adesão à campanha de mais três estabelecimentos, que não fizeram parte da campanha do ano passado. No distrito de Aveiro, o Concelho de Albergaria-a-Velha é o que regista o mais número de superfícies comerciais que aderem às campanhas do Banco Alimentar. Em segundo lugar está Aveiro.

Os alimentos recolhidos foram enviados para o Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, que concentrou um total de 117 523 quilos de géneros alimentícios, obtidos através de dádivas em 155 superfícies comerciais dos 21 concelhos do distrito. Apesar do número elevado, representa uma diminuição de 5,6 por cento em relação à campanha de maio de 2015, em que foram recolhidos 124 460 quilos.

Na Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, a campanha de recolha de bens alimentares decorreu no Minipreço, Intermarché, Alba Mercado, Minimercado Primavera, Minimercado Tianica, Minimercado O Brasileiro, Minimercado Santo António e Pingo Doce. Na Freguesia de Angeja, no Minimercado Nogueira & Soares e no Mercadinho da Fonte. Na Branca, participaram na campanha o Minimercado Norte, o Supermercado Descontão, o Minimercado Penim, o Mercado Poço e a Mercearia Pomar. Na Freguesia de S. João de Loure e Frossos, a campanha decorreu no Supermercado Azenhas, no Minimercado Joaninha e na Casa Dulce. Em Alquerubim, na Loja Ideal e, em Ribeira de Fráguas, na Lojinha Benchik.

A campanha nacional contou com a participação de 43 mil voluntários e de 2630 entidades parceiras. O Banco Alimentar apoia mais de 420 mil pessoas em todo o país, através de uma rede de instituições de solidariedade.

Em Albergaria-a-Velha, a campanha do Banco Alimentar é coordenada pela Câmara Municipal e envolve diversas entidades, como o Banco Local de Voluntariado, IPSS, grupos de jovens, juntas de freguesia, grupos sócio-caritativos, agrupamentos de escuteiros e estabelecimentos de ensino. Na última recolha, realizada no final de novembro, os Albergarienses contribuíram com perto de seis mil quilos de produtos alimentares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *