Cultura, Destaque, Estarreja, Sociedade, Turismo

Festas de Santo António honram tradições, inovando a cada ano em Estarreja

Com dois dias de Mercado Antigo, mais tasquinhas, concertos de Miguel Araújo, Richie Campbell, Toques do Caramulo e Le Sextet à Claques, para além de diversas atividades culturais e desportivas, as Festas de Santo António em Estarreja estão a crescer, iniciando na Praça Francisco Barbosa e estendendo-se ao Parque Municipal do Antuã, os dois principais locais onde param os festejos. A programação tem início esta sexta-feira, dia 3, e prolonga-se até ao feriado municipal, 13 de junho.

Regressam as Festas de Santo António, da Cidade e do Município onde a Câmara Municipal de Estarreja procura valorizar a tradição, o encontro de estarrejensese coletividades e atrair mais visitantes. Entre as principais novidades deste ano está a ampliação do Mercado Antigo de um para dois dias, 4 e 5 de junho, sábado e domingo. O “Mercado da Praça” como era denominado e cuja origem remonta ao século XIX volta com novos espaços, mais encenações e mais vida. O desafio foi muito recebido pelos protagonistas deste evento, ou seja os estarrejenses em representação das coletividades ou a nível particular, que darão alma e corpo a estes dois dias em que a viagem no tempo nos leva ao início do século XX.

Também as Marchas Populares, que se consolidam no seu novo local de desfile, engalanando a Avenida 25 de Abril e a Alameda do Parque do Antuã, são fruto do bairrismo das forças vivas do município. Nestas representações populares, “que queremos manter vivas e bem presentes nas gerações mais novas”, realça o Presidente da CME, Diamantino Sabina, é visível a alegria, vaidade e brio dos grupos participantes. Com o apoio da autarquia, este ano desfilarão 8 marchas, na véspera do feriado municipal, 12 de junho, com mais de 700 figurantes trajados a rigor e com cuidadas coreografias.

As Festas são tradição e memórias, que “teimamos em preservar, contudo houve a vontade de as tornar ainda mais apelativas, introduzindo novos espaços e criando melhores condições que nos garantem oferecer um produto mais qualificado e atrativo”, reforça Diamantino Sabina. Nas Tasquinhas, que terão lugar pelo terceiro ano consecutivo no Parque Municipal do Antuã, serão 12 as coletividades que darão a provar os petiscos regionais.

Se aos pratos juntarmos a animação musical, completo fica o serão destas noites de verão em Estarreja. Os concertos com os cabeças de cartaz decorrem agora no parque da cidade, “uma solução reconhecidamente superior e que amplia estas nossas Festas”. Depois dos concertos em Londres, Miguel Araújo promete uma noite memorável em Estarreja no dia 10 de junho. O reggae de Richie Campbell vai invadir as margens do Rio Antuã na noite de sábado, 11 de junho.

 

Abertura na sexta, dia 3, com arte e música

A abertura acontece já esta sexta-feira, dia 3 de junho, sendo marcada pela componente artística. Às 19h, abre portas a Casa da Cultura para uma exposição coletiva que reúne 17 artistas portugueses, angolanos, austríacos, venezuelanos e cubanos numa Private Selection com um denominador comum, a qualidade do trabalho apresentado, nas diversas vertentes que compõem hoje o vasto leque das artes plásticas, nomeadamente a pintura, escultura e a fotografia. A curadoria é da Galeria Nuno Sacramento – Arte Contemporânea.

Às 21h30, o palco é das Bandas Filarmónicas num encontro que se repete anualmente para celebrar a música produzida em Estarreja e valorizando o trabalho realizado por estas coletividades. A edição deste ano decorre no Cine-Teatro de Estarreja e contará com as prestações da Banda Bingre Canelense e da Banda Visconde de Salreu.

O vínculo do município com as suas linhas de água sai igualmente revigorado na programação deste ano, com a realização do 1º Passeio em Kayak “1 Freguesia – 2 Esteiros” (4 junho), com organização da Junta de Freguesia de Beduído e Veiros, e da divertida 15ª Descida do Rio Antuã (10 junho), do Centro de Cultura e Desporto de Salreu.

 

Distinção de mérito em sessão solene

Diamantino Sabina reforça o convite “a todos para que participem na Sessão Solene do Dia do Município, onde se reconhece o Mérito de pessoas e entidades, numa cerimónia marcada por Estarrejenses de talento, de excelência e que honram a sua terra, e onde e se apontam horizontes de esperança”. A cerimónia está agendada para as 15h, no Cine-Teatro, encerrando-se as Festas sob a inspiração do Padroeiro da Cidade, o Santo mais universal, na cerimónia religiosa às 17h.

São, desta forma, vários e distintos os momentos que compõem o programa dos festejos onde se espelham os costumes antigos, a cultura e a gastronomia, valorizando o que de melhor se faz em Estarreja. Com a tradição interligam-se novas formas de arte, o desporto e nomes da música bem conhecidos do público, enriquecendo o cartaz do evento. Da histórica Praça ao aprazível Parque Municipal do Antuã, com vista para o rio, as festas têm hoje vários palcos, constituindo uma verdadeira celebração simbólica do Município de Estarreja.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *