Cultura, Torres Vedras

Concerto “António Rosado” em Torres Vedras

Concerto António Rosado

“António Rosado” é o próximo concerto da Temporada Darcos, que se realiza no dia 4 de junho, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Segundo refere a sinopse deste concerto: “Ernest Chausson foi um compositor francês que viveu durante a segunda metade do séc. XIX. Tímido e reservado, iniciou tarde os seus estudos musicais, mas logrou estudar com figuras tão proeminentes como Massenet ou Franck. O seu Concerto para piano, violino e quarteto de cordas é uma obra maior na música de câmara ocidental, e uma das mais famosas do autor. Os seus quatro andamentos evidenciam o carácter solista do piano e do violino, assim como um inexcedível virtuosismo pianístico patente no último andamento. Atento e inteligente, Chausson consegue nesta obra uma síntese notável entre a harmonia romântica de Franck, e o universo leve e poético de Fauré. Já num contexto mais popular, as restantes duas obras em programa, de Joaquín Turina e Alexandre Delgado, embora escritas em períodos muito diferentes, evidenciam uma certa atmosfera ibérica, um gosto pela tradição da terra e seus costumes, seja Andaluza ou Açoriana. Uma grande noite de música, com especial destaque para a participação do pianista António Rosado e do violinista Massimo Spadano! E o Ensemble Darcos, pois com certeza!”.

 

O programa deste concerto é o seguinte:

  1. Turina (1882-1949)
    Cena Andaluza (op. 7)
    sexteto para viola, piano e quarteto de cordas
  2. Delgado (1965-)
    Pequena suite Laurissilva
    I. A Levada
    II. A Floresta
    III. O Pombo Trocaz

pausa

  1. Chausson (1855-1899)
    Concerto para piano, violino e quarteto de cordas, em ré maior (op. 21)
    I. Décidé
    II. Sicilienne
    III. Grave
    IV. Très anime

António Rosado, piano
Massimo Spadano, violino e viola

 

ENSEMBLE DARCOS
Gaël Rassaert e Paula Carneiro, violinos
Reyes Gallardo, viola
Filipe Quaresma, violoncelo

 

O preço dos bilhetes para se assistir a este espetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.

O mesmo realizar-se-á no dia anterior, à mesma hora, no Teatro Municipal de Almada.

Recorde-se que a Temporada Darcos constitui-se como uma iniciativa singular no panorama artístico nacional, na qual se divulga a música clássica segundo diversas abordagens dadas por autores de referência, e em que um grupo musical – o Ensemble Darcos – está durante determinados períodos em residência artística num equipamento cultural – no Teatro-Cine de Torres Vedras. De realçar que têm participado na Temporada Darcos cantores líricos portugueses de excelência, nomes de relevo do panorama musical nacional como comentadores, bem como atores, encenadores e videastas, para além de no decorrer da mesma já se terem estreado diversas obras musicais que terão seguramente no futuro um caráter histórico. Os espetáculos desta temporada são quase todos interpretados pelo grupo Ensemble Darcos, sendo na sua larga maioria no Teatro-Cine de Torres Vedras. Com uma formação-base, o Ensemble Darcos tem contado ao longo da referida temporada com a colaboração de músicos e agrupamentos musicais de reconhecido valor oriundos de diversos países. A Temporada Darcos é dirigida pelo maestro e compositor torriense Nuno Cõrte-Real.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *