Sociedade, Tecnologia, Vila do Bispo

“Projetos de I&D do Concelho de Vila do Bispo” apresentados à comunidade académica de Braga

braga (4)

O município de Vila do Bispo esteve na cidade de Braga, no dia 24 de maio, onde deu a conhecer no decorrer do seminário intitulado “Projetos de I&D ao Concelho de Vila do Bispo” alguns dos muitos aspetos da sua diversidade e alguns dos projetos de investigação que têm sido desenvolvidos no seu território, em áreas tão diversificadas como a História, a Arqueologia, a Arqueologia Subaquática, a Biologia, a Geologia e a Paleontologia.

A iniciativa decorreu nas instalações da UM-Cidades, na Universidade do Minho, Campus de Braga, a convite do presidente daquele organismo, Paulo Cruz, na sequência do Prémio Município do Ano 2015 (vencido por Vila do Bispo) e do Seminário “Potencialidades de um Concelho – Vila do Bispo num só dia”, organizado pela autarquia Vila-bispense, no passado dia 18 de janeiro.

No decorrer do seminário, os investigadores convidados levaram a cabo 6 comunicações. A primeira foi subordinada ao Património Histórico e Cultural do Concelho (Artur de Jesus, Câmara Municipal de Vila do Bispo), a segunda deu a conhecer a investigação arqueológica desenvolvida no nosso território (Nuno Ferreira Bicho, Universidade do Algarve), seguindo-se as referentes ao Projeto Life Charcos (Margarida Cristo, Universidade do Algarve), à Geologia e a Paleontologia (Beatriz Tomás Oliveira) e à Arqueologia Subaquática (Jorge Russo, Centro de Investigação Naval). O encontro terminou com a apresentação das potencialidades de Vila do Bispo, nas mais variadas vertentes por parte do presidente da Câmara Municipal, Adelino Soares, que liderou a delegação de investigadores à capital minhota.

Merece destaque o facto de esta sessão ter sido assistida por um número importante de estudantes universitários, nacionais e estrangeiros, da área da educação, que demonstraram, também, todo o interesse nos roteiros turísticos do nosso concelho.
Foi mais um momento importante de divulgação de Vila do Bispo e das iniciativas que têm tido lugar no seu território.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *