Montijo, Sociedade, Turismo

Flores voltam a marcar Montijo Lugar de Encontros

Mtj Lugar de Encontros

A 4.ª edição do projeto Montijo Lugar de Encontros arrancou com cores e cheiros próprios de uma cidade merecedora do título Capital da Flor, no dia 21 de maio, na Praça da República. Montras floridas, grinaldas de flores, passeios de charretes, dança e muitos motivos para registar o momento de encontro com a flor foram os ingredientes desta manhã muito animada.

Uma iniciativa realizada em parceria com a Marca Flores do Montijo e com a Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro.

O comércio local, numa ação que contou com o apoio da Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – Delegação Montijo- voltou a cumprir o desafio de florir montras e lojas.

Quem passou pelo centro da cidade pode aproveitar o painel de flores para ficar com o registo fotográfico. A equipa do RSI da Escola Profissional do Montijo executou flores em croché e o Serviço Educativo do Museu Municipal realizou dezenas de grinaldas floridas para miúdos e graúdos. A animação de rua contou, ainda, com a atuação dos seniores do Ginásio Clube do Montijo e das crianças e jovens da Academia Dance Fusion.
Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, afirmou ser “um momento feliz de cooperação entre a Câmara Municipal do Montijo e as forças vivas da cidade”.

O autarca considerou o projeto crucial na dinamização do centro da cidade, na valorização do espaço público. “A partir deste dia, o Montijo Lugar de Encontros irá animar as ruas e levar a festa ao centro da cidade, à frente ribeirinha e também ao comércio”, sublinhou o autarca, considerando a animação de rua “fundamental para melhorar a vida da cidade através da regeneração urbana, da consolidação do comércio, do reforço das relações entre as pessoas, do reforço da coesão social e da promoção da cultura”.

“Esta iniciativa comprova a forma como valorizamos os seus atores, associações, empresários, os nossos comerciantes, a nossa criatividade, o conhecimento e a cultura” exaltou Nuno Canta.

À noite, a Quinta do Saldanha recebeu o Desfile de Moda Ecológica apresentado pelo grupo disciplinar de Artes Visuais e Tecnológicas do Agrupamento de Escolas de Montijo. O projeto envolveu alunos desde o pré-escolar ao 3.º ciclo, professores, assistentes operacionais do agrupamento, pais e encarregados de educação, que executaram os fatos utilizando vários materiais recicláveis.

A programação do primeiro fim-de-semana do Montijo Lugar de Encontros contou ainda no domingo, dia 22 de maio no Passeio do Cais (estacionamento da reforma agrária), com o Color Music Fest, promovido pela Associação Frente Ribeirinha.

De maio a julho, a Câmara Municipal do Montijo irá promover, às sextas-feiras e sábados, vários Encontros com a Dança, Música, Desporto, Moda, Gastronomia e Vinhos.

No âmbito da dinamização do centro histórico, o projeto municipal Montijo Lugar de Encontros tem vindo a solidificar-se com um impacto bastante positivo através do envolvimento de inúmeros parceiros, enraizando na população o sentimento de pertença, o fortalecimento da identidade cultural e aumentando o nível de participação da sociedade civil.

Consulte a programação completa na página do Montijo Lugar de Encontros em http://lugardeencontros.wix.com/montijo#!programa/c9a0

Venha ao Nosso Encontro!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *