Cultura, Loures

“À Conversa com…”´Graça Pedroso, no Museu de Cerâmica de Sacavém em Loures

Inserida num conjunto de conversas temáticas alusivas à exposição “Móveis Olaio. Produção. Inovação. Qualidade”,  o Museu de Cerâmica de Sacavém recebe no próximo sábado, dia 28 de maio, às 15h00, a iniciativa “À Conversa com…”, dedicada ao tema “José Espinho, o percurso e a visão nos Móveis Olaio”.

A sessão terá como oradora, Graça Pedroso, professora de história e tecnologia de mobiliário, para falar sobre José Espinho, designer da fábrica Olaio e criador de peças essenciais da arquitetura de interiores em Portugal.

José Espinho (1915-1973) foi autor de uma obra vasta, tendo criado peças de mobiliário para hotéis como o Ritz, Mundial, Tivoli ou Estoril-Sol, e desenhado os estiradores que ainda são usados no Instituto Superior Técnico e as cadeiras onde os clientes se sentam na cervejaria Solmar.

Quando chegou à Olaio, procurou compreender a fábrica no seu todo, mantendo a produção existente, mas introduzindo, gradualmente e em paralelo, mobiliário de cariz moderno, semelhante ao que se fazia no estrangeiro, e que pudesse ser utilizado nas obras que se iam erguendo em Portugal.

“À Conversa com…” é um espaço aberto à reflexão e ao debate sobre diversas temáticas relacionadas com museus, cultura, história e arte em Loures, que decorre no Museu de Cerâmica de Sacavém, ao longo do primeiro semestre de 2016.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *