Cultura, Portimão

Grupo de amigos forma 1º Rancho folclórico de Portimão

Um grupo de amigos do concelho de Portimão constituído por cerca de 15 pessoas, entre elas crianças juntaram-se e criaram o 1º Rancho Folclórico de Portimão. A ideia surgiu a partir da paixão dos vários elementos pelo folclore e pela vontade de dar a conhecer esta cultura dentro e fora de Portugal. Como defensores da cultura da cidade, o grupo tomou a iniciativa de formar um Rancho como forma de preservação dos usos e costumes populares, divulgando e promovendo a cidade de Portimão e a região do Algarve, contribuindo assim para seu o enriquecimento social e cultural.

O 1º Rancho Folclórico de Portimão através da sua música e da sua dança pretende evocar o Folclore como símbolo da cultura da sua localidade e da sua importância na identidade do povo, das suas tradições e dos costumes populares que deverão ser transmitidos de geração em geração.

No Rancho Folclórico de Portimão encontram-se alguns elementos com vasta experiencia em folclore, sendo que a componente musical será constituída por várias cantadeiras, por acordeonistas e por tocadores de vários instrumentos. Na dança serão ensaiadas as danças típicas do Algarve, como a Alma Algarvia e a Tia Anica de Loulé, corridinhos típicos entre outras e músicas e danças antigas e inéditas.

Este grupo pretende “chamar as pessoas” para o Rancho Folclórico, chamar toda a comunidade sem distinção de todas as faixas etárias e dcorridinho-do-algarve_ilustracaoe todas as nacionalidades e tem como principal objetivo congregar em torno de si os portimonenses e seus descendentes que vivem no concelho de Portimão e concelhos limítrofes, contribuindo dessa forma para manter intatos os seus laços culturais e afetivos à sua região de origem.

Inicialmente o Grupo vai ocupar as instalações do Clube Recreativo Carrasquense que disponibilizou a sua sede para os ensaios que terão lugar às sextas-feiras, pelas 21h00. As inscrições e as mensalidades são gratuitas, basta aparecer nos ensaios com espírito jovem e alegre. A morada é Urbanização das Nespereiras, Aldeia do Carrasco, Portimão.

Para informações e inscrições, os interessados deverão entrar em contacto através do número de telefone 966870151 ou do email: [email protected]

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *