Cultura, Torres Vedras

Exposição sobre trabalhos do Instituto Arqueológico Alemão no concelho de Torres Vedras

expo 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão no concelho de Torres Vedras

Do próximo dia 27 de maio a 30 de junho de 2017 vai estar patente no Museu Municipal de Torres Vedras a exposição “Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras”.

Esta exposição surge na sequência das pesquisas geológicas realizadas por este instituto no Vale do Rio Sizandro. Na mesma “abordam-se as grandes alterações climáticas durante os últimos 10.000 anos, como a subida da temperatura e o aumento do nível médio da água do mar, e a consequente adaptação do homem às novas condições ambientais, culminando em tempos de instabilidade e guerra, de que se destaca o chamado “fenómeno do Vaso Campaniforme” e os primeiros guerreiros a partir do III milénio a.C.”.

A exposição “Histórias do Zambujal: 50 anos do Instituto Arqueológico Alemão em Torres Vedras” divide-se num conjunto de núcleos: do Holocénico (10.000 a.C. até ao presente) no vale do rio Sizandro; da fortificação calcolítica do Zambujal (III milénio a.C.); da evolução do sítio do Zambujal até aos nossos dias; da descoberta do sítio por Leonel Trindade e primeiras pesquisas arqueológicas; das primeiras investigações arqueológicas, sobre a pré-história recente, no Concelho de Torres Vedras (Cova da Moura, Cabeço da Arruda, etc.) e o início da investigação no Zambujal; das escavações arqueológicas do Instituto Arqueológico Alemão, a partir de 1964 até hoje.

A inauguração desta exposição terá lugar no dia 27 de maio, pelas 18h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *