Celorico de Basto, Educação, Saúde

Em Celorico de Basto “De pequenino se cuida do coração”

_DSC1149

No concelho de Celorico de Basto a prevenção para as doenças cardiovasculares faz-se notar com campanhas de sensibilização promovidas pela Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto nos quatro Centros Escolares. A campanha arranca, hoje, 24 de maio, no Centro Escolar de Fermil.

“É desde tenra idade que se deve atuar para prevenir problemas futuros. As nossas crianças são o futuro e devem ser cuidadas com todo o carinho e atenção. Existem muitos jovens a sofrer de problemas cardiovasculares por falta de informação, por desconhecimentos de comportamentos saudáveis e fundamentais para o bem-estar do coração” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. O autarca realçou o importante papel da UMS na prevenção. “ Esta campanha é fruto de um trabalho exemplar da UMS que procura sensibilizar toda a população para a problemática”.

A campanha incidirá em cerca de 1200 crianças e acontece no sentido da observação do Presidente do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva que recomenda a medição da tensão arterial a partir dos 3 anos.

“A campanha segue a linha orientadora do que está estabelecido pelo Instituto Nacional de Cardiologia “de pequenino se cuida do coração” e nesse sentido faremos a avaliação das T.A ´s e do pulso, registamos os valores e entregamos a cada criança. Esta avaliação será também uma forma de alerta mais ou menos apertado por parte dos encarregados de educação” disse Cristina Moreira, técnica da UMS.

A Campanha está a ser promovida pela Unidade Móvel de Saúde, numa parceria entre o Município de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas.

A coordenadora dos Serviços de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, Helena Martinho, ressalva a “importância da prevenção e a necessidade de um trabalho conjunto que envolve várias parcerias alargada nesta ação ao Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto que se quiseram associar à UMS para que a sensibilização chegasse ainda mais longe e tivesse os devidos resultados. Uma população bem informada é uma população prevenida” disse.

Importa reforçar que estas ações são organizadas maioritariamente com o apoio dos serviços do município de Celorico de Basto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *