Albergaria-a-Velha, Educação

Alunos do Agrupamento da Branca lançam livro sobre Albergaria em espetáculo no Cineteatro Alba

Alunos do Agrupamento da Branca lançam livro sobre Albergaria em espetáculo no Cineteatro Alba

Os alunos do Agrupamento de Escola da Branca vão subir ao palco do Cineteatro Alba  na próxima quarta-feira, 25 de maio, no âmbito da iniciativa “Estórias da Nossa História”, um projeto do Programa Municipal de Educação, que levou os jovens a interpretarem, de forma criativa e lúdica, a História do Concelho. O espetáculo tem entrada livre e está marcado para as 21h00.

Espera-se uma noite de festa e celebração, já que vários alunos, em parceria com o Conservatório de Música da Jobra e o Muda’TE – Companhia de Artes Performativas da Jobra vão apresentar várias encenações com música de época. Aguarda-se uma perfomance de música e dança barroca e uma apresentação musical pela Orquestra da Jobra.

O Agrupamento escolar realizou um casting em março, para selecionar os alunos que vão participar na apresentação final de “Estórias da Nossa História”. Este projeto resulta de um desafio do Município de Albergaria-a-Velha aos alunos dos agrupamentos concelhios para estudarem e trabalharem a monografia “Albergaria-a-Velha, Oito Séculos do Passado ao Futuro”, de António Albuquerque Pinho. A obra, dedicada à evolução política e administrativa do território Albergariense, é a mais importante e completa narração historiográfica de Albergaria-a-Velha.

No Agrupamento de Escolas da Branca, 15 turmas do 2.º e 3.º Ciclo aceitaram o desafio e após o seu estudo começaram a escrever uma nova história a várias mãos, num exercício de escrita criativa. Cada turma ficou responsável por uma secção, completando o texto que a turma anterior tinha redigido. O resultado é agora publicado em livro, com o título “Albergaria, uma viagem fantástica”, uma obra coletiva assinada pelos alunos das turmas do 5.º até ao 9.º ano e Vocacional. Tem 88 páginas, conta com prefácio de Elisa Sá Costa, ilustrações de Rui Henriques e tem o preço simbólico de 2,5 euros.

A autora de literatura infantojuvenil escreve no prefácio que “Albergaria, uma viagem fantástica” é “escrito por crianças e jovens para si próprios e para os seus pares, assumindo por isso um particular interesse. Resultante do concurso “Estórias da Nossa História”, este livro reúne o esforço de muitos alunos e professores que souberam organizar-se para, com a participação de todos, fazer uma viagem no tempo e deslocar-se até às mais remotas memórias que encontraram sobre as terras que hoje constituem o Concelho de Albergaria-a-Velha”.

A fantástica narração dos alunos começa quando uma máquina do tempo os transporta para uma viagem mágica ao passado, permitindo-lhes conviver com as figuras da história de Albergaria-a-Velha, assumindo igualmente o papel de protagonistas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *