Albergaria-a-Velha, Cultura, Destaque

A tribo “Tuki” apresenta danças urbanas no Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha

A companhia All About Dance sobe ao palco do Cineteatro Alba no sábado, 28 de maio, para apresentar a sua mais recente produção “Tuki – We Are From The Hood”. Com início às 21h30, o espetáculo explora o conceito de tribo urbana e a apropriação de sons, imagens e estilos de danças que definem a sua identidade. Na véspera do espetáculo decorre uma oficina gratuita com o diretor artístico Vítor Fontes, que vai permitir que os seus participantes partilhem o palco no sábado, com os bailarinos da companhia.

Os “Tukis” são “poetas do corpo em libertação” que vivem por entre paredes de chapa e zinco e chão de alcatrão esburacado. Na tentativa de transcender a clausura social e política que os limita, os “Tukis” abandonam-se à dança, criando movimentos que reciclam a matéria que os rodeia e lhes dão uma identidade única como tribo. A autoria, direção e coreografia de “Tuki – We Are From The Hood” é de Vítor Fontes, com música original dos DJ Pocz, Pacheco e Yirvin.

A All About Dance é uma companhia de dança semiprofissional fundada em 2001, com sede em Santa Maria da Feira. O seu trabalho resulta da fusão de diferentes estilos de dança como o Hip Hop, House e Dança Contemporânea. Ao longo dos anos tem apresentado as suas criações em eventos de referência, como o Imaginarius e a Viagem Medieval, em Santa Maria da Feira, e o Festival de Danças Urbanas da Casa da Música, no Porto. Para além de vários prémios em competições portuguesas, a companhia venceu, em 2005, o Campeonato Internacional Spunky Action Trophy, em Turim, Itália.

Os bilhetes para “Tuki – We Are From The Hood” têm o preço de cinco euros. Os portadores de Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23 podem adquirir bilhetes a três euros. Há descontos para grupos e está disponível um serviço de babysitting gratuito.

A oficina de dança que a companhia All About Dance vai dinamizar sobre o repertório “Tuki” decorre na sexta-feira, 27 de maio, pelas 18h00, no Cineteatro Alba. O diretor artístico, Vítor Fontes, vai abordar as ferramentas técnicas e as linguagens estéticas que serviram de base à produção do espetáculo e, na noite seguinte, os participantes podem subir ao palco com os artistas. A frequência na oficina é gratuita, mas de inscrição obrigatória para[email protected]. Serão admitidas 30 inscrições.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *