Nelas, Sociedade

Decorreu em Nelas as IV Jornadas “Misericórdia, Envelhecimento e Modernidade”

Realizou-se no dia 20 de Maio no auditório do Edifício Multiusos as IV Jornadas “Misericórdia, Envelhecimento e Modernidade, um olhar sobre o caminho a percorrer”, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Santar em parceria com as congéneres Santas Casas de Viseu, Mangualde e Penalva do Castelo e que tiveram o apoio da Câmara Municipal de Nelas, com a atribuição de um subsídio específico para o efeito.

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente, José Borges da Silva e de diversas figuras ilustres da área em questão, como a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santar, Maria Infância Pamplona, o Reverendíssimo Bispo de Viseu D. Ilídio Leandro, o Presidente da UMP, Manuel de Lemos, e o Diretor C. Distrital de Viseu, Telmo Antunes.
Com um auditório bastante preenchido, o programa apresentou o debate de temas importantes e estruturantes do apoio social ao idoso como o “Envelhecimento Ativo: inovar e humanizar, novos idosos, novas práticas” , “Envelhecer no Século XXI: que respostas sociais para idosos no futuro?”, “Estratégias de protecção ao idoso: Apoio 65 (fragilidades vs Segurança) ”, e “Fatores de ordem social e seus reflexos na promoção da saúde e bem-estar”. Fez ainda parte destas Jornadas a atuação do Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota, uma Visita Guiada à Vila de Santar, nomeadamente aos Jardins da Casa de Santar, Adega e Igreja da Misericórdia, que culminou com um Jantar Tertúlia no Paço dos Cunhas, tendo tido como convidados principais o Padre António Vaz Pinto e José Pedro Paiva da Universidade de Coimbra.

De referir o importante apoio social que a Santa Casa da Misericórdia de Santar, fundada em 1636, tem tido ao longo dos séculos no apoio social à comunidade onde se insere e que se projecta no futuro com novas metas e missões humanitárias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *