Destaque, Sociedade, Trofa

Trofa apresenta ARU a 24 de maio para “ajudar” a reabilitar imóveis no centro da cidade

13217374_1149122858473214_3462804983603278249_o

Com vista à criação de um ambiente urbano mais qualificado e atrativo para a fixação de pessoas e atividades e para a geração de novas dinâmicas económicas, sociais e culturais, a Câmara Municipal da Trofa vai apresentar publicamente a Área de Reabilitação Urbana (ARU da Trofa) a 24 de maio, pelas 21h00, no Auditório do Fórum Trofa XXI, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.

Este projeto para a execução de Operações de Reabilitação Urbana Sistemática que contém o Programa Estratégico de Reabilitação Urbana (PERU) do Núcleo Central da Cidade da Trofa estará depois em apreciação pública a partir de 25 de maio, durante 20 dias úteis.

Assim, a partir de 25 de maio, todos os interessados poderão consultar este Programa em www.mun-trofa.pt e no Polo II da Câmara Municipal – Departamento de Administração do Território (Rua Imaculada Conceição, n.º 684, 4785-684 Trofa.

Quem pretender apresentar eventuais sugestões, contributos e pedidos de esclarecimento, deve faze-lo sempre por escrito, presencialmente no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal (Polo I), via postal para Rua das Indústrias, 393 Ap. 65 – 4786-909 Trofa ou por email para geral@mun-trofa.pt. A ficha de sugestões estará publicada no site da Autarquia, a partir de 25 de maio.

A recuperação dos edifícios do centro urbano da Trofa tem agora um novo aliado que vai disponibilizar aos munícipes um quadro amplo de apoios de natureza fiscal e tributária que visam incentivar a reabilitação de imóveis localizados no território da ARU por parte dos seus proprietários.

São potenciais beneficiários destes apoios, todos aqueles que pretendam adquirir imóveis reabilitados ou para reabilitar, realizar obras de reabilitação de imóveis e colocar imóveis reabilitados no mercado de arrendamento.

Os apoios e incentivos disponibilizados incluem a isenção ou redução substancial de impostos como o IMI, o IMT, o IVA e o IRS, assim como de diversas taxas municipais.

Esta ARU tem cerca de 55 hectares, aproximadamente 3200 habitantes (segundo Censos 2011) e conta como eixos primordiais os renovados Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, a futura requalificação do canal do caminho de ferro e as Estradas Nacionais 14 e 104, onde foram identificadas zonas de degradação física no parque edificado habitacional e industrial.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Humberto, “estas novas políticas de reabilitação urbana, resultantes da constatação da degradação das condições de habitabilidade e salubridade, da estética e de segurança dos edifícios no interior das cidades, fomentam a celeridade das iniciativas de reabilitação e promovem o investimento de particulares”.

A aposta na consolidação, na reabilitação e na valorização da malha urbana existente é uma das prioridades da Câmara Municipal da Trofa que tem concretizado uma série de investimentos âncora que vão impulsionar a regeneração urbana do centro da cidade, como foi a requalificação dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro e será futura intervenção de revitalização do antigo canal do caminho de ferro.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *