Castro Marim, Desporto

“Peregrino Algarvio” representa Castro Marim no Campeonato Europeu de Masters de Estrada

Campeonato Europeu de Masters de Estrada

Esta sexta-feira, dia 20, o “Peregrino Algarvio” participa no Campeonato Europeu de Masters de Estrada – Non Stadia, em Vila Real de Santo António. Em representação do Município de Castro Marim, como atleta do Clube Recreativo Alturense, José Júlio de Brito, assim é o seu verdadeiro nome, agarrou agora mais este desafio, que terá outra prova no dia 22 de maio.

Conhecido como “Peregrino Algarvio”, pelas longas travessias e peregrinações a pé pela Península Ibérica, José de Brito declara que “participar num Campeonato a nível europeu, onde existem referências do atletismo internacional e olímpico, proporciona uma experiência única e um enorme desafio”, realçando que participa “não para provar algo a alguém, mas sim como forma de me superar em cada objetivo a que me proponho. Não quero vencer os outros, mas os meus próprios limites”.

A entrada do “Peregrino Algarvio” para o atletismo federado é relativamente recente. Aconteceu em agosto de 2015, contando já, no entanto, com 27 provas realizadas “com o emblema no peito e o concelho de Castro Marim no coração”, acrescenta, e 6 pódios conquistados, nomeadamente na Meia Maratona de Castro Marim, numa prova de corta mato, numa prova de pista ao ar livre, com recorde pessoal aos 1000m, e três provas de estrada. Natural de Vila Real de Santo António, o atleta tem uma forte ligação emocional ao concelho de Castro Marim, tendo já vivido na aldeia do Azinhal e presidido lá à Casa do Povo. É ainda padrinho da GR 15 – Grande Rota do Guadiana.

O “Peregrino Algarvio” já percorreu Portugal de Norte a Sul por duas vezes, pelo interior e pela costa, com rumo a Santiago de Compostela. No total, são cerca de 5000km percorridos a pé por toda a Península Ibérica. Além dos desafios a que se vai propondo, o atleta criou este ano o projeto “+kCaminhar”, que convida os interessados a conhecerem melhor a natureza através da caminhada, acompanhados pelo próprio Peregrino Algarvio. O “+kCaminhar” oferece vários percursos pelos concelhos de Vila Real de Santo António, Castro Marim e Alcoutim, promovendo o contacto puro com a natureza.

 

Campeonato Europeu de Masters de Estrada – Non Stadia

Dia 20 maio – Prova 10km Masculinos – 19h00

Dia 22 maio – Prova de Meia Maratona – 08h30

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *