Arraiolos, Cultura

Jornadas do Património destcam Arqueologia de Arraiolos

As Jornadas do Património, que decorrem em Arraiolos, destacam este ano a Arqueologia do concelho e reúnem uma dezena de conferencistas no dia 25 de Maio, no Pavilhão Multiusos local.

Após a sessão de abertura, a cargo da presidente da edilidade, Sílvia Pinto, António Carlos Silva aborda “A Arqueologia em Arraiolos há um quarto de século“, seguindo-se Leonor Rocha e “O Megalitismo do Concelho de Arraiolos”.

Sara Almeida e Ricardo Costeira da Silva irão falar sobre “As ocupações antigas de Arraiolos”, enquanto Ana Osório, a encerrar as sessões da manhã, apresenta um Estudo sobre “A produção de cerâmicas de S. Pedro de Arraiolos no Bronze Final”.

À tarde, André Carneiro disserta sobre o Templo Romano de Santana do Campo e Telmo Sardinha falará sobre “A transição da ocupação do espaço na época romana para a medieval”.

Depois de um breve intervalo, Cidália Matos tem a oportunidade de mostrar os resultados da intervenção arqueológica no Antigo Hospital de Espírito Santo (Arraiolos) e José Macau falará sobre “Os SIG no Contexto Arqueológico”. A terminar, Florbela Vitorino desenvolve o tema “Património Arqueológico no PDM de Arraiolos”.

Às 17h00, um debate público encerra estas jornadas, uma iniciativa da autarquia para mostrar a riqueza que o concelho encerra em termos de Património Arqueológico e que urge preservar.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *