Celorico de Basto, Sociedade

“Férias para as crianças do concelho” é objetivo do município de Celorico de Basto

_DSC3847

Esta quarta-feira, 18 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, reuniu com os responsáveis pela organização dos campos de Férias, ATL´s e Celorico a Mexer para, “em pé de igualdade”, facultar o apoio necessário para o bom funcionamento destas atividades durante as férias de Verão.

“A dinamização destas iniciativas vai ser promovida numa lógica de parceria entre o Município, as coletividades e respetivas juntas de freguesia, e IPSS´s, em plena comunhão de objetivos, para que estas ações possam ser ainda mais aliciantes e contem com o apoio de toda a população” disse Joaquim Mota e Silva.

Afinal “é preciso que a comunidade esteja ciente do trabalho desenvolvido onde a valorização das crianças é fundamental no período escolar mas também no período extraescolar”. Estas atividades são “experiências positivas, com partilhas intergeracionais, que permitirão que as crianças possam, através de uma organização simples, fazer um conjunto de atividades lúdicas e de aquisição de conhecimentos durante o período de férias que será também uma mais-valia para os pais que vêm os seus filhos salvaguardados, num investimento superior a 20 mil euros”.

O autarca escutou atentamente os parceiros na organização destas ações e salientou que “será um esforço financeiro acrescido mas, apesar da redução da receita da autarquia, entendemos que estas atividades são extremamente positivas e úteis, um investimento que faz todo o sentido, num trabalho coletivo e de união em que, quem sairá beneficiado é a comunidade”. Joaquim Mota e Silva observou também o investimento das juntas de freguesias envolvidas nestes projetos. “As juntas de freguesia têm aqui um investimento muito significativo e positivo junto da comunidade.

O Vereador da Educação, Fernando Peixoto, presente na reunião enumerou alguns dos apoios que o município pretenderá ceder a estas organizações, desde transportes, espaços públicos para organização de atividades, a cantina dos Centros Escolares e as piscinas ao ar livre. Uma proposta que ficará assente em definitivo após a reunião de Câmara de 23 de maio.

As entidades organizadoras são representativas das freguesias de Arnoia, Basto S. Clemente, Canedo e Corgo, e Moreira do Castelo, Associação de Solidariedade Social de Basto, e os programas do Município, CLDS3G e o Celorico a Mexer e contarão, no total, com cerca de 500 crianças e 500 idosos nas atividades promovidas durante o período de férias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *