Destaque, Economia, Espinho, Sociedade

Município de Espinho certifica 94 estabelecimentos

lipor_separar_1381688165573b3a8dd71a5
O Município de Espinho certificou 94 estabelecimentos no âmbito da Campanha de Recolha de Resíduos Recicláveis e Orgânicos no Setor Não Residencial

No âmbito da Campanha “Aqui Separamos com o Coração” promovida pela Lipor e pelos 8 Municípios, foram certificados 94 estabelecimentos no Município de Espinho.

Durante a passada semana, os técnicos de educação ambiental visitaram os estabelecimentos aderentes à Campanha “Aqui Separamos com o Coração” e, fruto das boas práticas adotadas em termos de separação de resíduos, 94 estabelecimentos receberam o distintivo “Separamos com Sucesso” e um Certificado.

O público-alvo da Campanha é o Setor Não Residencial (restaurantes, hotéis, cafés, comércio e serviços) e o objetivo é sensibilizar os mesmos, para a separação seletiva de resíduos orgânicos e multimaterial. Faseadamente a campanha está a chegar aos restantes Municípios.

Esta Campanha insere-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Lipor e seus Municípios associados, no intuito de atingir as metas estabelecidas para o sistema de gestão de resíduos e, consequentemente, aumentar as quantidades de resíduos de embalagem e orgânicos recolhidos e enviados para reciclagem e valorização.

Sobre a Campanha
O Setor Não Residencial, constituído por restaurantes, hotéis, cafés, comércio e serviços é responsável pela produção de cerca de 40% dos resíduos recicláveis produzidos a nível nacional.
É urgente dar um destino adequado a estes resíduos. Aqui Separamos com o Coração é um projeto da Lipor e dos 8 Municípios seus associados que pretende sensibilizar os responsáveis por estes estabelecimentos para a importância da separação correta dos resíduos que produzem.
Para além dos momentos de terreno, em que é feito um contacto mais direto e personalizado, a Campanha foi pensada para ter algumas peças de comunicação, para exposição pública, que pretendem dar a conhecer aos respetivos clientes as boas práticas assumidas, no que concerne à separação multimaterial e de orgânicos.
Foi também criado um microsite, no qual se pode fazer o acompanhamento da Campanha. Aceda a www.lipor.pt/aquiseparamos e fique a par das novidades!

Sobre a LIPOR
A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.
A LIPOR trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.
Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demonstrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da Organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *