Celorico de Basto, Destaque, Sociedade

Houilles celebrou 10 anos de geminação com Celorico de Basto

imagem (1)

Houilles e Celorico de Basto “uniram-se” pelo acordo de geminação a 28 de maio de 2006. Durante este fim-de-semana, de 13 a 15 de maio, o comité de Geminação de Houilles desenvolveu várias ações comemorativas para celebrar o 10º aniversário de geminação entre estes dois municípios. As celebrações contaram com a presença de uma comitiva celoricense presidida pelo presidente da Câmara municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, que se deslocou a Paris para participar nas cerimónias oficiais.

O programa destas celebrações contou com várias ações com destaque para a visita ao Castelo de Breteuil e a visita oficial à Câmara Municipal de Houilles onde decorreram as cerimónias oficiais. Durante estas cerimónias Joaquim Mota e Silva, no discurso protocolar, realçou a importância deste intercâmbio. “ A aproximação dos povos e culturas ganha cada vez mais importância neste mundo globalizado em que vivemos, e por isso esta geminação faz cada vez mais sentido”. Passados “estes 10 anos realço a quantidade e qualidade do intercâmbio realizado entre as duas comunidades e as boas relações mantidas” disse o autarca. Na celebração desta data histórica, o presidente do município acompanhado por vários elementos do executivo municipal, reforçou a importância de manter e reforçar os laços. “Fizemo-nos representar com uma comitiva que mostra a diversidade política, porque esta geminação também é política, e independentemente dos responsáveis políticos no futuro das comunidades, queremos que a geminação se mantenha por muitos e muitos anos”. O edil celoricense realçou que pretende alargar os horizontes de Celorico de Basto com outros acordos de geminação, mantendo sempre a “necessidade de aproximar os povos e as culturas, fomentando o intercâmbio cultural, desportivo, económico e social em vários países e continentes, que crie uma rede de proximidade que potencie o nosso desenvolvimento, através das relações humanas. Os desafios ao nível da segurança, do ambiente, do emprego, do apoio social, da educação, são efetivamente muito importantes para todas as comunidades, e por isso devemos partilhar experiências e aproveitar os bons exemplos” disse.

Um dos pontos altos das celebrações incidiu na plantação de uma camélia branca oferecida pelo município de Celorico de Basto, capital das camélias. Esta planta simbolizou a abolição da escravatura no Brasil, impulsionada por Victor Schroeder, abolicionista e jornalista, que viveu e morreu na cidade de Houilles. Recordar que Houilles é geminado com Schroeder, na ilha de Martinica, um município que adquiriu esta designação em 1889 em homenagem ao abolicionista. Como Houilles celebrava o aniversário de geminação com Celorico de Basto e Schroeder no mesmo fim-de-semana, o executivo municipal de Celorico de Basto, ofereceu a camélia, um símbolo de Celorico de Basto, num gesto de apreço por ambos os municípios.

Para reforçar ainda mais as celebrações do 10º aniversário, o município de Celorico de Basto levou a Houilles o grupo de cavaquinhos da Escola Profissional de Fermil, que “animou” as cerimónias protocolares e manteve acesa a partilha cultural entre os povos. imagem pre.

Nesta cerimónia o autarca que conviveu de perto com uma grande comunidade portuguesa a quem agradeceu. “Agradeço aos portugueses radicados aqui em Houilles, pela forma amiga como têm colaborado nesta geminação, a quem é reconhecida a capacidade de inserção na sociedade francesa, contribuindo para o progresso deste grande país que é a França”.

Joaquim Mota e Silva mostrou solidariedade com o povo francês após os atentados terroristas de que têm sido alvo. Atentados que “afetaram a liberdade de todos, e Portugal está com a frança, porque partilhamos os ideais da república, da democracia, da liberdade, da igualdade e da fraternidade” destacou.

Em agosto, Celorico de Basto receberá a comitiva de Houilles para as celebrações da assinatura de geminação do protocolo entre Celorico de Basto e Houilles, que decorreu oficialmente a 13 de agosto de 2006.

Recordar que, Celorico de Basto está geminado com Houilles, em França, com Wiltz, no Luxemburgo, e Catanduva, no Estado de São Paulo, no Brasil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *