Educação, Póvoa de Lanhoso, Tecnologia

Bicicleta movida a energia solar vence final municipal das Escolas Empreendedoras IN.AVE na Póvoa de Lanhoso

Solar electric bike, uma bicicleta alimentada a energia solar, foi o projeto vencedor da final municipal das Escolas Empreendedoras IN.AVE, relativa ao Ensino Secundário e Profissional, que se realizou no dia 11 de maio, na Póvoa de Lanhoso.

Este projeto, idealizado pelos jovens Paulo Correia, Nélson Macedo e José Amorim, todos estudantes da EPAVE – Escola Profissional do Alto Ave, E.M., irá representar o Município Povoense na Final Intermunicipal, no dia 2 de junho, em Fafe. “A escolha não foi fácil”, admitiu, já no final, a Vice-Presidente e Vereadora da Educação e do Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca. “O que interessa é participar, aperfeiçoar e valorizar as ideias que trouxeram aqui hoje”, considerou.

O segundo e terceiro lugares foram atribuídos aos projetos “Easy and safe door” e “Bullying, uma ameaça real”, ambos da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Houve ainda lugar à atribuição de duas menções honrosas aos projetos “Baby bracelet” (apresentado por um aluno da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso) e “A Vida Começa Agora” (apresentado por três estudantes da EPAVE).

As Escolas Empreendedoras IN.AVE estão já na terceira edição. “Hoje temos aqui a concurso 10 projetos. Sei que nem todos podem ser vencedores, mas o importante é participar, trabalhar as vossas ideias e terem uma visão diferente do trabalho que vão desenvolvendo”, salientou, na abertura, Gabriela Fonseca, que agradeceu o empenho de alunos, professores e diretores dos agrupamentos.

A final municipal começou pelas 14h30, no Cine Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. Como resultado das sessões de empreendedorismo nas escolas, onde cada professor desenvolveu com os seus alunos novos projetos, foram apresentados publicamente  cerca de uma dezena de ideias, que foram avaliadas por um júri, composto por quatro entidades: Câmara Municipal, CIM do Ave, GesEntrepreneur e por um empreendedor, Nuno Matos, jovem que criou o principal site mundial sobre a indústria de pesagem, o portal  http://www.weighingreview.com/.

“No âmbito da educação para o empreendedorismo, começámos a trabalhar o ensino profissional e secundário, fomos para o terceiro e segundo ciclos e brevemente vamos trabalhar  no pré-escolar. É importante para as crianças, porque permite-lhes desenvolver um conjunto de competências que são transversais às outras áreas de ensino, ao seu desenvolvimento.  Estamos a trabalhar em rede com todos os municípios da CIM do Ave, todos a trabalhar os mesmos projetos para que possamos proporcionar as mesmas oportunidades a todos os alunos“, salientou, de entre outras considerações, a Vereadora.

No próximo dia 28 de maio, realiza-se, em Vieira do Minho, a Expo Empreendedorismo Júnior destinada aos alunos do terceiro ciclo, com a participação de cinco turmas e de uma centena de alunos de escolas Povoenses e, no dia 4 de junho, cerca de 50 crianças de duas turmas do segundo ciclo do ensino básico participam em Mondim de Basto na Feira do Empreendedorismo Júnior. “Isto prova bem o envolvimento das nossas escolas nestes projetos”, afirma a mesma responsável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *