Desporto, Destaque, Póvoa de Lanhoso

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoia prática de golfe nas escolas

Assinatura Protocolo Golfe 1

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a Federação Portuguesa de Golfe, o Clube Golfe Braga, a Câmara Municipal de Braga e os Agrupamentos de Escolas Sá de Miranda, Mosteiro e Cávado e Póvoa de Lanhoso (Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso e Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio) assinaram, um protocolo de colaboração com vista à introdução do golfe como atividade desportiva nas escolas, em termos de ensino, aprendizagem e prática.

“Poderá pensar-se que o golfe é uma modalidade para elites, mas, estamos a contribuir, desta forma, para que a prática desta modalidade desportiva esteja mais acessível a todos”, refere a Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.

Através deste protocolo, as partes outorgantes reconhecem no Projeto de Desenvolvimento Juvenil de Golfe da Federação Portuguesa de Golfe a maior importância e interesse, pelo que pretendem cooperar e unir esforços com vista à sua execução, proporcionando o ensino, a aprendizagem e a prática da modalidade desportiva “Golfe” aos alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas do Concelho da Póvoa de Lanhoso.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso compromete-se a articular com os agrupamentos escolares do concelho a implementação do golfe na escola e a participação das EB1 no Circuito Drive Challenge; a prestar todo o apoio institucional necessário; a permitir a prática do “Golfe Urbano” nos parques municipais do concelho; e a disponibilizar, quando possível, transporte para os alunos apurados para a Fase Regional do Circuito Drive Challenge.

À Federação Portuguesa de Golfe compete, de entre outros aspetos, realizar ações de formação dirigidas aos professores envolvidos no Projeto; e equipar os Agrupamentos Escolares de Póvoa de Lanhoso. Cumpre ao Clube de Golfe de Braga, de entre outros aspetos, disponibilizar, a título gratuito, as infraestruturas de treino do clube aos professores e alunos inseridos nos Grupos de Equipa do Desporto Escolar e Drive Challenge; e articular com os Agrupamentos Escolares a implementação do Projeto.

Aos Agrupamentos de Escolas compete, de entre outros aspetos, cooperar a nível pedagógico com o Projeto, introduzindo o Circuito Drive Challenge nas Escolas Básicas do 1º Ciclo; assegurar a atividade desportiva dos alunos durante o período escolar de permanência nos campos de golfe e parques municipais; e assegurar o acompanhamento dos alunos envolvidos no Projeto por um professor de atividade física e desportiva.

Este protocolo vigorará até final do ano letivo 2016/2017, sendo automática e sucessivamente renovado por iguais períodos no início de cada ano letivo.

Esta assinatura realizou-se, no dia 14 de maio de 2016, no antigo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho, junto à Igreja dos Congregados (Avenida Central), em Braga.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *