Celorico de Basto, Saúde

Campanha “Maio mês do coração” anda na rua em Celorico de Basto

Sensibilizar é o principal intuito desta campanha direcionada às problemáticas cardiovasculares. O foco da sensibilização, no início do mês incide na questão “Já tomou o pequeno-almoço hoje?”. Hoje, 13 de maio, a campanha decorreu nas pastelarias da vila de Celorico de Basto com entrega de materiais de merchandising que alertam para a necessidade de tomar o pequeno-almoço.

O presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, participou ativamente na campanha enquanto tomava o pequeno-almoço. “É fundamental sensibilizar a população para estas problemáticas, muitas vezes esquecidas com comportamentos de risco que poderiam ser evitados. O stress da vida diária é, por si só, um fator de risco, por isso, temos que estar atentos, tomar o pequeno-almoço, praticar exercício físico, no fundo cuidar do nosso coração” disse.

A campanha passou hoje, por todas as pastelarias de Celorico de Basto mas pretende chegar a todas as pastelarias do concelho. Para a semana, a equipa de trabalho da Câmara Municipal irá para o Centro Urbano da Mota. O primeiro dia de sensibilização foi no Centro Urbano de Fermil.

A Campanha está a ser promovida pela Unidade Móvel de Saúde, numa parceria entre o Município de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas.
Segundo a técnica da UMS, Cristina Moreira, é fundamental reforçar a necessidade de tomar o pequeno-almoço. “As pessoas têm vindo a perder o hábito de tomar o pequeno-almoço sobretudo, por causa das exigências profissionais, por isso é preciso sensibilizar e esclarecer para um comportamento tão simples e fundamental para o bem-estar do coração. Durante este mês a nossa ação centra-se na sensibilização para evitar problemas cardiovasculares.

Na pastelaria, Alice Guedes, que tomava o seu pequeno-almoço, quando abordada pelos técnicos que estavam a promover a campanha, referiu que “há muitas pessoas distraídas, que não fazem os rastreios que deviam e não têm comportamentos tão banais como tomar o pequeno-almoço. Estas campanhas são muito importantes” disse.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *