S. João da Madeira, Sociedade

Inaugurações e homenagem aos campeões sanjoanenses marcam Dia da Cidade

16deMaio-01

São João da Madeira foi elevada à categoria de cidade em 16 de Maio de 1984, completando-se nesta segunda-feira 32 anos sobre essa data. O programa de comemorações deste dia de aniversário fica marcado pela inauguração da ampliação da Zona Industrial das Travessas, que acontecerá às 17h00. Trata-se de um importante empreendimento municipal para atrair mais empresas ao concelho e criar mais emprego. Ao todo, são mais de 77 mil metros quadrados de lotes devidamente preparados para a instalação de insdústrias.

Seguidamente serão assinados os autos de consignação de diversas empreitadas que vão iniciar-se na cidade, sendo que o programa do Dia da Cidade culmina, às 21h00, com a Gala dos Campeões, na Casa da Criatividade. Aí estarão perto de 400 representantes de clubes e associações sanjoanenses que consquistaram títulos desportivos na última época, a quem a Câmara Municipal presta homenagem.

Este dia de comemorações começa, no entanto, já de manhã, às 11h00, com a abertura da exposição “English Portfolio”, no Instituto de Línguas Helena Nicolau, a que se seguirão dois momentos que assinalam a concretização de duas das propostas vencedoras da edição de 2015 do Orçamento Participativo Municipal: “Lavandaria e Balneário Social” e “Inform@tica Interger@ções”.

 

Património, Arte, Música e Dança

Antes e depois deste dia 16 de Maio vários outros momentos integram também o programa comemorativo do 32.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira, com destaque desde logo para sábado, 14 de maio, com a visitas “Paisagens Culturais” (durante a manhã) e a sessão de abertura da mostra “Uilla Sancto Ioanne que dicent de mateira”, às 16h00, no Museu da Chapelaria. Logo após, no Núcleo de Arte da Oliva, é inaugurada a exposição “Paradoxos da Torre de Marfim – A pintura e o pictórico na Coleção Norlinda e José Lima”, com curadoria de David Barro.

A noite deste sábado é preenchida com dois espetáculos: às 21h00, no auditório dos Paços da Cultura realiza-se um concerto comemorativo pela Banda de Música de S. João da Madeira; às 21h30, a dança contemporânea sobe ao palco da Casa da Criatividade com “Rule of Thirds”, interpretado por um conjunto de quatro bailarinos, entre os quais a sanjoanense São Castro.

 

Concerto de Sofia Escobar encerra comemorações

O programa das comemorações da Elevação de S. João da Madeira a Cidade prosseguirá ao longo da semana, terminando no fim de semana seguinte com outros momentos altos, como é o caso do espetáculo “O Ultimo Turno”, que se realiza a 21 de maio (sábado), às 22h00, no espaço envolvente ao Museu da Chapelaria.

No dia 22 de maio (domingo), decorre durante a manhã p passeio de bicicleta “Pedalar pela AMP”, integrado no evento internacional European Cycling Challenge, que visa incentivar uma mobilidade mais ativa, reduzindo as viagens de carro. A concentração está marcada para as 9h30, na Torre da Oliva.

À tarde, às 17h00, a Casa da Criatividade recebe um concerto solidário de Sofia Escobar, promovido pela Organização Não Governamental Projeto Amélia, para recolher fundos que possam ajudar ao tratamento de crianças com cancro. Os bilhetes para este espetáculo, que conta com o apoio da Câmara Municipal da S. João da Madeira, estão à venda exclusivamente na Casa da Criatividade

O programa completo das comemorações do 32.º Aniversário da Elevação de S. João da Madeira a Cidade pode ser consultado na página da Câmara Municipal na internet (www.cm-sjm.pt).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *